Artes | Da redação/com Midiamax | 03/04/2014 09h56

Tecnologia "antiga" de Da Vinci impressiona estudantes

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Com máquinas digitais, celulares e tablets nas mãos eles vão chegando aos poucos para conhecer protótipos das obras de Da Vinci. A cena, onde os estudantes, acostumados à modernidade, se encantam com o antigo, mas de uma tecnologia tão precisa, tão avançada para época, se repete a cada visita de escolas sul-mato-grossenses a Exposição “O Legado, de Leonardo da Vinci”.

Professor de arte na Escola Municipal Luis Antonio de Sá Carvalho, Anderson Francellino, 39 anos, diz que para aguçar a curiosidade dos alunos fez toda uma preparação com os estudantes antes do grande dia. “Ficamos sabendo da exposição e agendamos. E desde então fui preparando os alunos. Levei filmes sobre a vida de Da Vinci, sua obras, sua pintura. Um pouco de tudo para deixá-los curiosos sobre o tema”.

A estratégia funcionou. Já ao entrar na sala onde os objetos estão expostos, os alunos olhavam de um lado ao outro para reconhecer as obras estudadas na escola.

Monalisa, como não poderia deixar de ser, foi a preferida entre os alunos. Um painel, em tamanho real da obra, foi exposto e deixou os alunos encantados. “Achei muito bonita a Monalisa”, afirma Mayara Coenga Neves, de 9 anos.

A mesma peça chamou a atenção de Alana Mirando, também de 9 anos. Mas não foi a beleza que lhe causou curiosidade e sim a falta de sobrancelhas da obra imortal. “Eu percebi que ela não tem sobrancelhas”, afirma rindo.

Já os protótipos que envolvem engenharia chamaram a atenção dos meninos. Kevin Queiroz Campeão, de 9 anos, fotografou todos os ângulos de uma do muro de um castelo projetado por Da Vinci. A curiosidade da obra é que ela foi toda feita de forma que não havia como ser invadida, nem por escadas.

Iniciada em 17 de março deste ano e com previsão de encerrar em 16 de abril, a mostra conta um pouco das principais obras do gênio do Renascimento italiano. Considerado um dos maiores de todo o tempo, Da Vinci foi pintor, cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, cartógrafo, poeta, música. Foram tantas as atividades desenvolvidas por ele, que até hoje é reverenciado por sua engenhosidade tecnológica.

Na exposição, protótipos de catapultas, ferretes, e até do que seria a primeira bicicleta estão expostas para estudantes, estudiosos ou curiosos. A exibição abre de segunda a sexta das 9h as 19 h e aos sábados das 14h as 19 h.

Para fazer a visitação em grupo é preciso agendar horário, pelo telefone 3314-1701. Já se a visita for feita sozinha, ou em pouco gente, é só ir até o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, onde a mostra está sendo realizada e fazer a visitação.

Ao todo, conforme a organização cerca de 1,5 mil alunos já devem ter visitado o local. Vieram estudantes das cidades de Aquidauana, Anastácio, Anaurilândia, Dourados, Bonito, Rio Verde, Iguatemi, Jateí, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo. A exposição é gratuita e sem classificação etária.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS