Artes | Da redação/com Midiamax | 30/05/2014 10h21

Retratista pernambucano é novo talento descoberto em Coxim

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Seu nome é Gildo Antônio Rodrigues. Nascido na cidade de Limoeiro, no estado de Pernambuco, Gildo vive há pelo menos 25 anos na terra do pé de cedro e se considera um coxinense nato. Aos 30 anos de idade ele afirma já ter feito de tudo um pouco, mas foi como pintor de letreiros e serigrafista que Gildo teve o interesse despertado para o desenho.

Autodidata que é, tratou logo de iniciar a reprodução em grafite de imagens de artistas da nossa terra, o que fez com que acabasse sendo descoberto pela equipe do Programa Rota das Monções.

Foi assim que, na semana do 116º aniversário de emancipação político-administrativa do município, o artista recebeu, em seu ateliê, a assessoria de comunicação do programa.

Gildo não se autodefine como um retratista, mas seus trabalhos não deixam dúvidas: são várias reproduções em grafite que retratam imagens de artistas regionais como Cleso Firmino (escritor) e outros renomados como Zacarias Mourão (músico e compositor), João Bosco e Vinícius (dupla sertaneja) e diversos outros que compõem um acervo de dezenas de ilustrações, entre eles Luiz Gonzaga (o rei do baião), Ratinho, Sílvio Santos e outros.

Rodrigues é, antes de tudo, um apaixonadopelo que faz. Ele tambémnos revelou ainda que um de seus sonhos é visitar os sítios históricos, arqueológicos, cachoeiras, monumentos e demais pontos de relevante interesse paisagístico e cultural de Coxim e região para depois retratá-los através de suas reproduções em grafite.

Segundo sua própria leitura acerca do que faz, mais importante do que a própria arte é a consolidação de sua identidadeatravés dela, mostrando às pessoas as maravilhas de um mundo,cujas pessoas e coisas são repletas de poesia, que hoje é dominado pela tecnologia.

A equipe do Programa Rota das Monções já planeja inserir a participação do retratista em alguns dos diversos eventos organizados ou apoiados em 2014 que, sem dúvida, se somará a vasta produção cultural do celeiro de artistas na Capital do Peixe.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS