Artes | Da redação/com Assessoria | 07/11/2014 17h15

Praça da Bolívia terá projeto cultural no domingo

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Neste domingo (9) acontece o projeto de lazer e cultural na Praça da Bolívia, no bairro Coophafé, como acontece sempre no segundo domingo de cada mês, com o apoio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura). Há quase 10 anos existe a praça, com espaço que congrega diferentes representações folclóricas e artísticas, entre os povos. Veja abaixo, que serão ao menos seis apresentações programadas, no evento que já se tornou um importante vértice cultural da cidade, com iniciativa da colônia boliviana e do grupo musical Masis-Brasil.

A comunidade boliviana em Campo Grande tem, no espaço, a possibilidade de revisitar suas expressões culturais manifestadas na gastronomia, música, dança e teatro. Como aprovação a essa proposta, a comunidade campo-grandense prestigia as atividades que se desenvolvem na Praça Bolívia, já inseridas no calendário cultural da cidade.

A abertura do evento homenageará o dia Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, onde o Grupo Tikay fará o inicio com apresentação da Danza (dança) "Saya Afroboliviana", a maior influência africana sobre a cultura boliviana.

A história do projeto cultural data de 2005, quando foi inaugurada a Praça Bolívia, e se teve o espaço cedido pela Prefeitura de Campo Grande a iniciativa dos bolivianos radicados na Capital e do grupo Masis-Brasil.

Grupos surgindo

Nesse contexto, também surgiu o Grupo de dança folclórico boliviano Tikay, cujo nome significa "o florescer da linguagem artística" expressando assim a cultura boliviana em sua riqueza e diversidade. Desde 2009, o grupo Tikay coordena as atividades que se desenvolvem na Praça Bolívia no segundo domingo.

Apresentações e grupos

- Grande roda de capoeira: Grupo IlÊ Camaleao, com mestre Liminha e Antonio Lima.
- Grupo de danças da Colônia Paraguaia.
- Associação Cultural Aplausos, Grupo Arte Educação.
- Teatro com Circo do Mato.
- Música com Alexandre Kenji.
-Oficina de Origami com a Prof. Morena, utilizando materiais recicláveis como: óleos de cozinha, poluentes, lixo eletrônico e materiais diversos.

Serviço:

O projeto tem horário programado para acontecer das 9 às 14 horas, na praça que se localiza na Rua das Garças com Barão da Torre, Bairro Coophafé. Próxima a avenida Mato Grosso.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS