Mirim da Sejusp vence concurso de desenhos das Secretarias 

"/>
Artes | Joelma Belchior - Sejusp | 22/12/2021 08h38

Mirim da Sejusp vence concurso de desenhos das Secretarias

Compartilhe:

Estagiário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), encaminhado pelo Instituto Mirim de Campo Grande, Marcelo Augusto Pereira de Godoi, de 16 anos, é o grande vencedor da categoria ensino médio das escolas públicas, do concurso de desenho “Desenhando os Caminhos dos Tributos”, realizado pelas secretarias Estadual de Fazenda e de Educação.

Marcelo conquistou o sonhado primeiro lugar e levou para casa um IPhone 12 Pró Max e um Apple Whatch Série 6, com a criação de quatro personagens, cada um com um tema, que foram desenhados no estilo cartoon. “Utilizei lápis de cor e marcador, que são aquelas canetinhas artísticas próprias para desenho”, explica.

Conforme o estudante, o objetivo do desenho é despertar nas pessoas a responsabilidade e consciência com relação aos impostos e tributos. Para repassar essa mensagem ele desenhou um fazendeiro – representando consciência e cidadania, um indígena – para mostrar a função social dos tributos, uma onça pintada – personagem principal que representa os tributos e o sonegador.

Orientado pelo professor Matheus Roque, da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, onde estuda, Marcelo diz que quis colocar no papel, de forma lúdica, temas que representam a educação fiscal e, para isso, pegou características do povo sul-mato-grossense. “Nós temos aqui os fazendeiros que pagam seus impostos, os índios que integram a segunda maior população indígena do Brasil e a onça pintada que é um animal imponente e símbolo do Pantanal e do Estado”, lembra.

“O Marcelo é motivo de grande orgulho para a equipe da Superintendência de Planejamento, Projetos e Ações Integradas das Políticas Penitenciárias, onde atua. Seu talento é admirado por todos da Sejusp, por seus colegas adolescentes aprendizes do Instituto Mirim, pela família, amigos e professores da EE José Maria Hugo Rodrigues, onde estuda”, destaca o superintendente Adriano Rampazzo.

Marcelo ingressou no Instituto Mirim de Campo Grande no início deste ano e, desde 25 de novembro, integra a equipe da Sejusp.

Sobre o concurso

Como parte das ações do novo modelo de Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul, a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) e a SED (Secretaria de estado de Educação), por meio da Unidade de Educação Fiscal – UNDEF, lançaram em setembro o concurso de desenho “Desenhando os caminhos dos tributos” – Uma nova história para a Educação Fiscal.

Financiado pelo Profisco II (linha de crédito concedida pelo BID aos estados e ao Distrito Federal), o concurso irá desenvolver material didático para levar conhecimento do fisco a toda população de maneira fácil e acessível.

Participaram do concurso estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul, e seus respectivos professores orientadores.

A final aconteceu no dia 13 de dezembro, quando foram distribuídos mais de 130 mil reais em prêmios doados pela Receita Federal do Brasil, que foram entregues aos classificados do 1° ao 5º lugar e também aos professores responsáveis. Entre os prêmios estão iPhone, apple watch, macbook, videogames, tabletes, etc.

Os materiais criados pelos classificados no concurso darão vida, posteriormente, aos materiais publicitários e pedagógicos da Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS