Artes | Da redação/com Assessoria | 06/11/2014 17h07

II Expedição Fluvial vai para a Região Norte do Estado

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – Com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul acontece de 8 a 9 de novembro (sábado e domingo), em Coxim, a II Expedição Fluvial Rota das Monções - da Vila dos Diamantes ao Arraial do Beliago, projeto que visa a valorização da cultura e do turismo da Região Norte do Estado.

O Programa Rota das Monções é um plano de ações coordenadas que congrega dezenas de pequenos projetos e iniciativas diversas dentro dos municípios da Rota Norte, região turística de Mato Grosso do Sul. O intuito é a promoção do desenvolvimento sustentável, enfocando as potencialidades de cunho ecológico, cultural e turístico como principais ferramentas para a efetiva transformação das realidades locais.

De acordo com o proponente do projeto, o músico Adriano David Bukowski, a II Expedição Fluvial Rota das Monções da Vila dos Diamantes ao Arraial do Beliago é uma celebração cultural festiva alusiva às Monções do século XVIII onde, pelo caminho das águas, são resgatados valores e saberes da época através da experiência de vida de comunidades ribeirinhas.

“Antigos garimpos de diamante, roçados de subsistência, vilas de pescadores, postos de Correio Monçoeiro do início do século XVIII e outros aldeamentos tradicionais são apenas parte do trajeto da expedição. Nas margens dos rios navegados também são observados sítios arqueológicos, entre eles o do Letreiro Monçoeiro, paisagens naturais, cachoeiras, corredeiras, aves, répteis, mamíferos e toda sorte de peculiaridades encontradas pelas comitivas monçoeiras dos anos 1700”, analisa Adriano.

O projeto contará com a participação de centenas de pessoas, entre ribeirinhos, pescadores, garimpeiros e pequenos produtores rurais, artistas, ambientalistas, acadêmicos e professores de universidades públicas. Segundo o coordenador da expedição, o turismólogo Ariel Albrecht, a Rota das Monções mostra a existência de novas matrizes econômicas cujas potencialidades são notórias, trabalhando, antes de tudo, a identidade cultural de um povo.

“Esta é a sexta vez que o governo do Estado apóia um projeto da Rota das Monções, o que é muito importante para o fortalecimento gradativo do programa bem como para sua efetiva consolidação como um arranjo produtivo local e do Turismo Cultural Responsável de Base Comunitária, que propõe a geração de emprego e renda dentro das comunidades ribeirinhas tradicionais onde as atividades são desenvolvidas”, explica Ariel.

Serviço: Outras informações podem ser obtidas através do email turismo.coxim@gmail.com ou pelo telefone 9959-6678 (também Whatsapp).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS