Em Aquidauana, escola ganha pinturas, poesias e muita arte 

"/>
Artes | Com Prefeitura de Aquidauana | 26/07/2021 12h48

Em Aquidauana, escola ganha pinturas, poesias e muita arte

Compartilhe:

Já se imaginou chegando em uma escola toda desenhada, pintada, repleta de animais, flores, cores e poesias espalhadas nas paredes? Ah, que criança não vai se encantar com um espaço assim, né?! Em Aquidauana existe! A Escola Municipal Marisa Scaff proporciona esta viagem lúdica às crianças e pais, que são recebidos desde a entrada da escola pelos desenhos e poesias que embelezas as paredes de toda a escola.

Toda essa expressão artística é um presente da autora das pinturas, Eliane Cristina de Sá, de 34 anos, mãe do pequeno Salomão Cruz Araújo de Sá, de 03 anos, aluno do maternal da Escola Municipal Marisa Scaff. Eliane é dona de casa, é tatuadora e acadêmica de geografia no campus de Aquidauana, da UFMS, e se tornou voluntária na escola para desenhar e pintar.

Segundo Eliane de Sá, a escola precisava de mais expressividade e cor, ela propôs a parceria para a professora do seu filho, a regente Joelma Tamanaka e para a diretora Joelma Medeiros, que “abraçaram” a ideia e junto com a Associação de Pais e Mestres compraram as tintas e pigmentos para que ela pudesse desenhar.

“A pintura para mim é uma terapia e me ajudou muito na pandemia. Aqui na escola do meu filho eu a imaginava com mais expressividade, mais vida e cor. Então, procurei desenhar e pintar de forma que ficou lúdico, lírico e com desenhos que ajudarão também no pedagógico e que lembram, ainda, os elementos da cultura local e sul-mato-grossense”, explicou a artista e mãe Eliane de Sá.

Para a diretora Joelma Medeiros, a comunidade escolar se sentiu “lisonjeada” com esse presente em forma de arte. “A Eliane, como voluntária, ajudou a embelezar a escola e prepara-la para a acolhida dos nossos alunos. Nós somos gratos à Eliane pela parceria e ficamos muitos felizes com as pinturas, que remetem à poesia de Manoel de Barros, ao lúdico e ao pedagógico, trazendo pra dentro da escola a beleza da nossa cultura. É um talento que ela usou para presentear a escola em que o próprio filho estuda e os de outras dezenas de famílias. Nossa escola ficou ainda mais bonita e acolhedora”, afirmou a diretora, Profª Joelma.

Atualmente, a Escola Maria Scaff atende cerca de 156 alunos, matriculados do maternal, pré-escola ao 2ª ano do ensino fundamental (séries iniciais). A nova pintura artística também veio em boa hora, em um momento festivo para a comunidade escolar, pois no próximo dia 13 de agosto, a Escola Maria Scaff completará 16 anos de fundação.

Eliane de Sá relatou que levou cerca de dois meses para concluir todos os desenhos e pinturas em todas as paredes externas da escola. Ela relatou também que, no início da pandemia, esteve como voluntária, desenhando e pintando as paredes interiores do projeto Adote Um Atleta, no bairro Nova Aquidauana. “Uma pintura já ajuda no acolhimento, na recepção da pessoa que chega ao local, desperta emoções e sentimentos”, completou Eliane.

Para Aquidauana, Eliane também escreveu um projeto de intervenção artística para pinturas em diversos locais da cidade, como praças e outros locais públicos. “Já fui praticante de skate, inclusive, projetei uma pintura linda para a pista de skate de perto do ginásio poliesportivo. Também tenho um projeto para desenhos de outros lugares da cidade, como a nossa concha acústica e as praças”, contou a artista.

Na Escola Municipal Maria Scaff, Eliane atuou como mãe voluntária, mas através da arte ela também tem sua renda. Quem se interessar em contratar, pode contactá-la através do instagram: @llk_undertown ou pelo whatsapp: 67-99272-6257

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS