O festival fará uma conexão entre os artistas do estado com os de Minas Gerais, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro

"/>
Artes | Karina Lima - FCMS | 22/11/2021 10h24

Artes visuais dos quatro cantos do país marcam “Campão Cultural”

Compartilhe:

Arte nos mínimos detalhes: a possibilidade dos olhos descansarem. Essa é a premissa das obras dos 21 artistas que assinam e imprimem seu DNA em pinturas, projeções e demais intervenções arte visuais que estarão à disposição da população campo-grandense durante o “Campão Cultural – I Festival de Arte, Diversidade e Cidadania”, que acontece entre 22/11 e 05/12 na capital sul-mato-grossense. O festival vai proporcionar uma rara conexão entre os artistas visuais de Mato Grosso do Sul com os de Minas Gerais, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro, proporcionando ao público do festival a oportunidade de ter contato com mostras tecnológicas e a pluralidade cultural brasileira por meio das artes visuais.

“O festival vai conectar artistas sul-mato-grossenses e de diversos estados em uma grande mostra. Além disso, esta é a primeira vez que teremos uma programação, na área de artes visuais, com mostras tecnológicas, como exposição imersiva que ativa aspectos sensoriais e mostras via mapping nas fachadas de alguns prédios históricos da cidade. A intenção é revelar as diversas possibilidades que temos de ‘sair da caixa’ e expor todo e qualquer trabalho artístico, ou seja, a criação artística está muito além do tradicional”, pontua Marilena Grolli, artista visual, curadora da Mostra Diversos e gestora de artes do Núcleo de Artes Visuais da Difusão Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Grolli ainda destaca na programação dois workshops que têm a finalidade de imersão entre público e artistas. “Isso reforça um dos objetivos da iniciativa, que é o Festival não ser apenas algo passageiro. A ideia é de que todos possam, literalmente, ‘entrar’ na obra”, ilustra a gestora da FCMS. Um dos workshops é com o artista, maquiador, produtor de efeitos especiais em maquiagem, escultor e fotógrafo com trajetória nacional e internacion al Mário Campioli (RJ) sobre a “Body Art”, ou arte do corpo, uma vertente da arte contemporânea que toma o corpo como meio de expressão e/ou matéria para a realização dos trabalhos, associando-se frequentemente a happening e performance. Ele irá, de forma prática, ensinar técnicas deste processo artístico.

Já Natacha Figueiredo (MS) vai comandar o workshop sobre “Arte Digital”. O participante receberá um panorama do uso das ferramentas digitais no desenho e na pintura, como, por exemplo: o mapping. A ministrante é formada em Web design (UCDB), Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas Web (UCDB) e Arquitetura e Urbanismo (UFMS), e nessa ocasião irá disponibilizar seu conhecimento adquirido em 20 anos como animadora gráfica e artista visual.

Entre os artistas que compõe toda a programação, que vai desde exposição coletiva imersiva, cursos, até palestras e outras intervenções, a Capital também será palco de uma Live Paint com Gramaloka e Hyper (MG). Um collab entre os artistas visuais Gramaloka e Hyper fará com que Campão, não só presencie a construção de um graffiti em lateral de prédio no centro da cidade, mas também, e de forma crítica, a experiência de ver surgir uma obra que evidencia as etnografias e os povos originários locais esquecidos pela sociedade.

Outro duo de artistas que está entre os destaques no cenário é VJ Suave (SP). Ygor Marotta e Ceci Soloaga ministram a “Vivência Tagtool” no Armazém Cultural. Os artistas, junto aos participantes, vão criar desenhos e animações. Os integrantes vão vivenciar como é ser um artista digital, desde a criação e animação dos próprios personagens até a projeção em movimento.

Em consonância com o principal tema do “Campão Cultural”, a palestra “Transvisual” da artista visual Auá Mendes (AM), indígena transvestigênere manauara do Amazonas que utiliza suas obras como ferramenta de fala e política, do corpo marginalizado indígena, travesti e preta. “No meu trabalho eu penso trazer mais a existência dos corpos marginalizados como um elemento natural e não como uma existência necessária, pois hoje em dia estamos sempre nessa batalha sobre ocupar os espaços que são nossos. Eu quero que no futuro, essa obrigação de procurar o espaço de fala não seja mais necessária, pois estaremos nos espaços que são nossos”, afirma Auá Mendes. As obras da artista visual também estarão expostas durante a “Mostra Diversos”, juntamente aos demais artistas locais, disponíveis na “Galeria América Cardinal”, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, durante todo o festival.

CAMPÃO CULTURAL

ARTES VISUAIS

PROGRAMAÇÃO

22/11 (Seg) a 05/12 (Dom)

9h às 22h

Exposição América Cardinal

JÚLIO CABRAL (MS)

JEANNE KARLA (MS)

JONIR (MS)

MÁRCIA ALBUQUERQUE (MS)

DUDU AZEVEDO (MS)

ERICKA PEDRAZA (MS)

GAPHOMETT (MS)

GABRIEL (MS)

REBECA RODRIGUES (MS)

MARIA CHIANG (MS)

AUÁ MENDES (SP)

VJ SUAVE (SP)

Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo

Rua 26 de Agosto, 453. Centro

23/11 (Ter) a 04/12 (Sáb)

Live Paint com GRAMALOKA e HYPER (MG)

Local: 14 de Julho - Centro

24/11 (Qua)

8h às 11h30

Workshop Mural Arte Show

PATY LADYS (MS)

13h às 16h30

ERICKA PEDRAZA (MS)

Local: Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira

Rua Terena. Loteamento Marçal de Souza

25/11 (Qui)

8h às 11h30

Workshop Mural Arte Show

LEONARDO MARECO (MS)

13h às 16h30

PEDRO VASCIAVEO (MS)

Local: Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista

Rua Perciliana Barbosa Ferreira, 540 - Jardim Paulo Coelho Machado

25/11 (Qui) e 26/11 (Sex)

03/12 (Sex) e 04/12 (Sáb)

18h às 22h

SUAVECICLO

Mapping nas fachadas do Armazém Cultural, Hotel Gaspar, Morada dos Baís com a coletiva de 10 artistas regionais, Auá Mendes (SP) e VJ Suave (SP)

Local: Centro da Cidade

26/11 (Sex)

9h às 18h

Workshop Body Art

MÁRIO CAMPIOLI (RJ) e NATASHA FIGUEIREDO (MS)

Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo

Rua 26 de Agosto, 453 - Centro

Inscrições no link: https://forms.gle/4BqwuuiRYTXAL9DS7

27/11 (Sáb)

18h

Vivência Tagtool no Armazém Cultural

VJ SUAVE (SP)

Projeção das animações criadas em tablets pelos participantes

Local: Esplanada Ferroviária

Av. Calógeras, 3143. Centro

30/11 (Ter)

8h às 17h

Workshop Mural Arte Show

PATY LADYS e ERIKA PEDRAZA (MS)

Local: Associação de Moradores do Bairro Santa Emília

01/12 (Qua)

8h às 11h

Workshop Mural Arte Show

LEONARDO MARECO e PEDRO VASCIAVEO (MS)

Local: Escola Estadual Padre João Greiler

Rua Macunaíma, 199. Conjunto Residencial Estrela do Sul

02/12 (Qui)

8h às 11h30

Workshop Mural Arte Show

PATY LADYS (MS)

Local: Escola Municipal de Educação Infantil Cordeirinhos de Jesus

Rua Armando Holanda, 246. Conjunto José Abrão

13h às 16h30

Workshop Mural Arte Show

PEDRO VASCIAVEO e LEONARDO MARECO (MS)

Local: Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira

Armando Holanda, 318. Conjunto José Abrão

03/12 (Sex)

18h às 22h

SUAVECICLO

Mapping nas fachadas do Armazém Cultural, Hotel Gaspar, Morada dos Baís com a coletiva de 10 artistas regionais, Auá Mendes (SP) e VJ Suave (SP)

Local: Centro da Cidade

19h30

Palestra TRANSVISUAL

AUÁ MENDES (AM)

Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo

Rua 26 de Agosto, 453 - Centro

Inscrições no link: https://forms.gle/s7H3BTYFjerjH9Mb6

05/12 (Dom)

17h30 - Concentração

18h - Saída

Passeio de bicicleta e mapping nas fachadas do centro da cidade

VJ SUAVE (SP)

Local: Praça do Rádio Clube

Av. Afonso Pena - Centro

INFORMAÇÕES

@festivalcampaocultural

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS