Artes | Portal da Educativa | 30/11/2017 09h35

Arte em sintonia com o espaço urbano marcam espetáculo de final de ano da Casa de Ensaio

Compartilhe:

O encerramento das oficinas e a inauguração do espaço Gentileza Urbana serão celebrados com um espetáculo na Casa de Ensaio, em Campo Grande, no dia 5 de dezembro, às 19h. A instituição é uma ONG, fundada em 1996, voltada para a formação cultural de crianças e adolescentes de escolas públicas, por meio do projeto (carro-chefe da casa) denominado “Brincaturas e Teatrices”.

O curso Brincaturas e Teatrices abarca diversas linguagens artísticas, tendo como eixo principal o teatro. Os professores voluntários, chamados de “brincantes”, trabalham com os alunos , além do teatro, jogos tradicionais, música, dança, artes visuais, literatura, cinema e multimídia nas oficinas oferecidas ao longo da programação pedagógica. A duração do curso é de cinco anos.

De acordo com Laís Dória, co-criadora e coordenadora da Casa de Ensaio, vários ex-alunos da entidade se tornaram brincantes, ou seja, decidiram repassar, para a nova geração, os conhecimentos que adquiriram no local. O apoio do voluntariado para manter o funcionamento da ONG é importante, reconhece Laís, mesmo assim a coordenadora enfrenta dificuldades para captar recursos e parcerias, e para não suspender as atividades culturais e assistenciais do projeto.

O show de final de ano, organizado pela equipe da Casa, promete agradar ao público que for ao evento em busca de boas performances e um bom entretenimento. Os alunos estão ensaiando há algum tempo com os brincantes, numa parceria que promete sucesso e a revelação de novos talentos.

Inauguração do espaço Gentileza Urbana – O projeto é uma realização da Casa de Ensaio em parceria com o grupo de pesquisa Algo+Ritmo, da UFMS (Laboratório Experimental), e apoio da CEPA , com a finalidade de desenvolver um local de interação entre a Casa e a cidade. O nome da iniciativa – Gentileza Urbana – remete à ideia de generosidade e atenção com o espaço urbano.

Sob a orientação da professora Maria Lúcia Torrecilha, alunos e professores da UFMS (do Laboratório de Estudos Urbanos –LEU), e arquitetos colaboraram na execução da proposta. Conforme os responsáveis pelo projeto , a meta foi a criação de formas que permitem escalar, permanecer, contemplar e romper as fronteiras entre o público e o privado.

A equipe de profissionais e acadêmicos utilizou design paramétrico e fabricação digital para elaborar um espaço lúdico e integrador, direcionado ao público e frequentadores da Casa de Ensaio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS