Artes | Da Redação/Com Portal ALMS | 29/11/2012 12h24

Alcinópolis poderá ser a 'Capital Estadual da Arte Rupestre'

Compartilhe:

Um projeto apresentado nesta quarta-feira (28) pelo deputado Junior Mochi (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, dá ao município de Alcinópolis o cognome de "Capital Estadual da Arte Rupestre".

A nomeação, segundo o autor da proposta, partiu de uma solicitação do vereador da cidade Aloisio Pereira, que tomou a iniciativa na Câmara Municipal à pedido do povo alcinopolense. De acordo com Mochi, reconhecer Alcinópolis como a Capital da Arte Rupestre vem ao encontro da representatividade que o município tem hoje diante do estudo das antigas representações artísticas do Estado.

Conforme estudo feito pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Alcinópolis detém o maior conjuntos de sítios arqueológicos com arte rupestre em Mato Grosso do Sul. Destes, destaca-se o Templo do Pilares, com mais de duas mil gravuras e pinturas rupestres.

Por meio do estudo, o município obteve o reconhecimento junto ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e teve sua história registrada no livro intitulado “Alcinópolis - pinturas e gravuras da pré-história de Mato Grosso do Sul”.

Para o parlamentar, outorgar ao município o cognome proposto é uma forma de oportunizar que sejam agregados valores à cultura e turismo para fomentar o desenvolvimento de Alcinópolis.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS