"/>
Artes Plásticas | Da redação/com Assessoria | 15/07/2014 16h21

Sesc Horto abre exposição "Folclore"

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - No dia 24 de julho, às 20 horas, o Sesc Horto abre a exposição ‘Folclore’, com obras da artista plástica Patrícia Helney, que poderão ser conferidas até o dia 24 de setembro.              

                                                         
A exposição traz telas com o olhar da artista sobre as manifestações culturais das comemorações dos povos, que vão desde situações cotidianas, como a colheita, até festejos para santos protetores, atos sociais e ritos de passagem.  Artista plástica autodidata, Patrícia já recebeu várias premiações e participou de exposições no Brasil, Europa, Japão e Estados Unidos da America.

A professora do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marlei Sigrist, destaca que Patricia Helney tem usado com bastante desenvoltura e criatividade destes canais. Em suas telas a representação figurativa das festas populares brasileiras com ênfase nas comemorações de Mato Grosso do Sul privilegia o homem em seus momentos alegres e coletivos.

Já para a professora de Historia da Arte Maria Adelia Menegazzo, Patricia Helney faz da mandala o suporte de interrogação e enunciação de seu mundo clássico,através da recuperação de elementos particulares da cultura regional, a artista indaga sobre os que ainda assim permanecem e já reverencia aqueles que ultrapassaram as bordas da regionalidade.

A proposta do Sesc ao promover exposições artísticas é contribuir no trabalho de formação do olhar e estímulo da criatividade numa tentativa de formar sujeitos com uma visão mais crítica do mundo à sua volta;  resgatar, na nossa cultura, os valores artísticos regionais e nacionais, divulgando a produção artística do país, e facilitando o conhecimento sobre os movimentos artísticos brasileiros. E, por fim, regularizar e sistematizar a exibição de exposições artísticas, nas Unidades Operacionais que constituem o Sistema SESC, incentivando a formação estética do público, através da apreensão da gramática visual e contextualização histórica das imagens; - produção como auto-expressão.                                                                                                                       

Serviço – O Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS