Artes Plásticas | Da redação/com Campo Grande News | 13/08/2014 15h01

Artista plástico faz releitura de clássicos tomando tereré

Compartilhe:

Campo Grande (MS) -  Em Mato Grosso do Sul é assim, o costume de tomar tereré foi parar até nas mãos de Mona Lisa. A releitura do clássico de Leonardo da Vinci está na série inusitada do artista plástico Márcio Tuller "Clássico com Tereré". Nascido e criado em Campo Grande, amante do tereré, ele conta que esta foi a forma de homenagear a bebida que já é patrimônio cultural de um jeito divertido e bem colorido.

Advogado, com 42 anos, ele começou a pintar e desenhar ainda criança e de 15 anos para cá que passou para o lado profissional como artista. Desde então, já usava da bebida tipicamente regional, mas nunca inserida neste contexto. "Resolvi fazer a série das telas clássicas mais conhecidas com o tereré no meu estilo de pintura", conta.

Os primeiros quadros da série são as releituras de Magritte, Mona Lisa e Abaporú, de Tarsila do Amaral, todas com o tereré. "Na famosa tela de Magritte, ao invés da maçã, usei o tereré e um chapéu, chamo de Magritte Pantaneiro", brinca.

Em seguida, a adaptação sul-mato-grossense foi parar em Mona Lisa. As obras são pintadas em estilo painel, o que dispensa moldura. Só que no caso dela, foi aberta uma exceção. "Eu queria deixar bem clássica e ao mesmo tempo inovadora", avalia.

Na forma de pintar, Márcio prioriza a tela sem falhas e com a tinta bem 'chapada', para isso chega a passar cinco, seis mãos de cada tom.

A última releitura a ganhar o tereré foi Abaporú, de Tarsila do Amaral, uma das obras brasileiras mais reproduzidas País afora. A receptividade, do público, Márcio descreve que foi imediata. Isso porque a cada etapa, os quadros eram postados no Facebook.

Por enquanto, os clássicos são só estes, mas ele não quer parar por aqui. "Dentro dessa linha é possível fazer até a Deusa da Justiça, por exemplo". O advogado ainda não conseguiu juntar obras para montar uma exposição, porque assim que finaliza uma tela, já tem público querendo comprar.

"A aceitação está sendo muito boa, curtidas, compartilhamentos, as três foram bem aceitas, como eu vou postando as pessoas vão acompanhando", explica.

Para adquirir e encomendar quadros da série "Clássicos com Tereré", o contato com o artista pode ser pelo blog ou pelo e-mail: eutuller@terra.com.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS