Arraial | Da redação | 12/06/2017 10h23

Prefeitura promove primeiro arrastapé no Centro Pop

Compartilhe:

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), promoveu nesta sexta-feira, no Centro POP, localizado Rua Maracaju, 790, o 1º Arraial do Arrastapé do Centro Referência Especializado, para população em situação de rua.

A Festa Junina faz parte das atividades socioeducativas de convívio entre os funcionários e os moradores de rua, que são frequentadores do Centro POP.

“Com este evento fazemos o acolhimento e a inclusão social dos moradores de rua. Cada um tem uma história. Esta festa faz parte da metodologia de inclusão social da SAS, que busca a valorização do ser humano e o fortalecimento do vínculo entre os funcionários e usuários dos Serviços. Estamos aqui para agradecer os funcionários de Centro POP que dedicam boa parte de suas vidas e o apoio do prefeito Marquinhos Trad neste trabalho” frisou secretária Municipal da SAS, Maria Angélica.

“É gratificante fazer um trabalho como este de acolher os moradores de rua e numa data desta fazer a festa junina. Este trabalho faz parte das atividades que desenvolvemos com os moradores de rua”, disse Artêmio Miguel ,coordenador do Centro POP.

“Os serviços do Centro POP são ofertados todos os dias para os moradores de rua e eles não são obrigados, apenas sugerimos os serviços. Durante o dia os moradores podem ficar no centro POP e à noite eles vão para o Cetremi”, disse a Gerente do Setor de Média Complexidade da SAS, Rute Lima.

Centro POP

No Centro POP, os serviços ofertados durante o período do dia são: acolhida, alimentação, higienização, orientações e encaminhamentos para serviços da rede de atendimento, assim como encaminhamento para tratamentos diversos, os que desejam. Quando possível, tem suas famílias de origem localizadas, são encaminhados para solicitação de documentos, recebem atendimentos psicossociais, bem como, desenvolvem sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

A maioria dos moradores de rua são usuários de álcool e outras drogas e negam atendimento, pois sabem que sendo encaminhados ao Centro Pop, eles irão ficar sem os entorpecentes.

Na área da assistência não existe centro de recuperação de dependentes químicos, pois não é da competência desta secretaria conforme política.

A assistência social faz abordagem de moradores de rua, e quando é detectado que o mesmo é usuário de substâncias psicoativas, orientamos e encaminhamos para a saúde para o caso de tratamento.

Telefone para denúncias de pessoas em situação de rua, 984059528

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS