Arraial | Da Redação/Com Assessoria | 04/06/2012 13h09

Inscrições para concurso de quadrilhas do Arraial de Santo Antônio encerram nesta segunda

Compartilhe:

Terminam hoje (04/06) as inscrições para o concurso de quadrilhas do tradicional Arraial de Santo Antônio de Campo Grande, festa que integra o calendário de eventos da Capital e que homenageia o santo padroeiro da Capital. O edital que define as regras do concurso foi divulgado pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac), na edição do dia 23 de abril do Diário Oficial do município (Diogrande). As inscrições podem ser entregues até o dia 04 de junho na sede da Fundac, localizada à rua Brasil, n° 464, Vila Marman.

Podem participar representantes de entidades, escolas e clubes. A premiação do concurso será de R$ 1.000,00 para o primeiro lugar e R$ 500,00 para o segundo lugar. O concurso será dividido em três categorias: quadrilha da melhor idade (integrantes acima de 45 anos), quadrilha jovem (acima de 16 anos) e a quadrilha especial (portadores de necessidades especiais). Cada quadrilha deve ter a participação de, no mínimo, oito e, no máximo, 20 casais.

O concurso será realizado no decorrer dos quatro dias do evento, sendo desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, as duas primeiras colocadas de cada categoria estarão classificadas automaticamente para a grande final. E na segunda etapa, será realizada a grande final, com classificação geral por categorias das quadrilhas vencedoras.

Quadrilha

A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante, pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer. Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar.

A quadrilha é comandada por um marcador/cantador, ao vivo, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. A marcação apresentada é uma das mais tradicionais e simples e deve ser utilizada obrigatoriamente pelos participantes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS