Arraial | Da redação | 19/06/2017 10h25

Fundação da Cultura sorteou 45 barracas para o Arraial do Banho de São João

Compartilhe:

Sorteio das barracas do Arraial do Banho de São João aconteceu na tarde de quarta-feira, 14 de junho. Cerca de 123 pessoas se inscreveram e concorreram aos 45 espaços reservados pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá. O nome dos sorteados deve sair no Diário Oficial do Município na próxima semana. O próximo passo para quem foi contemplado no sorteio é o recolhimento do imposto através do Documento de Arrecadação Municipal (DAM). Nos quatro dias de festa, a responsabilidade pelas barracas é de cada sorteado.

“Na terça-feira da semana que vem, eles estarão conosco novamente para ser providenciado o recolhimento através do DAM da ocupação do espaço. A maioria deles já vem há anos trabalhando conosco e estamos sempre orientando nos vários cursos em anos anteriores, eles já têm uma noção bem grande da questão de higiene, meio ambiente e atendimento, são pessoas que já estão bem preparadas para receber o público, os turistas que aqui chegarão”, disse José Antônio Garcia, o Tanabi, gerente de Políticas Culturais da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá.

Ele destacou que este ano a responsabilidade é maior por parte de quem vai trabalhar nas barracas porque profissionais do Ministério do Turismo e do IPHAN estarão na cidade avaliando se o Arraial do Banho de São João realmente é digno de entrar no rol nacional das melhores festas juninas e se o Banho de São João pode ser considerado patrimônio imaterial nacional. De acordo com Tanabi, eles vão analisar tudo, desde as apresentações culturais à questão de higienização e organização das barracas. “Os olhares agora não são só do Estado e sim de todo o Brasil”, afirmou.

O sorteio aconteceu na sede da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá. Cada barraca terá estrutura metálica com medida de 3x3, um ponto de iluminação e duas tomadas, uma de 110 wolts e outra de 220 wolts, não sendo permitido uso de extensões o quaisquer adaptações elétricas. Foram sorteadas 45 barracas aos inscritos, porém, outras 35 foram destinadas a microempreendedores individuais, entidades filantrópicas e para a Associação de Arte Cultural e Turística do Pantanal.

Jocelino da Silva foi um dos contemplados. “É a primeira vez que vou participar do São João de Corumbá. A oportunidade é ótima, eu almejava isso aí e já estava fazendo planejamento, eu tinha expectativa do sorteio. Infelizmente, no carnaval fiquei fora, então joguei as esperanças no São João e deu certo”, disse o comerciante que pretende trabalhar na festa com o que já está acostumado a vender nas feiras livres: espetinhos e bebidas. “Espero vender bastante e atrair vários tipos de clientela”, afirmou.

Dona Ilza Gonçalves viu seu genro trabalhando em barraca no período de carnaval e percebeu que a oportunidade que ele teve foi muito boa. Por causa disso, resolveu se inscrever para participar do São João e acabou tendo sorte. “Vou vender churrasquinho e empanada de frango. Para mim, pela primeira vez participando, acredito que vai ser uma grande oportunidade, espero vender bastante”, disse.

Kelly Ayala Mendonça está tentando se consolidar no mercado com seus salgados e viu no maior São João do Centro-Oeste uma chance de tornar sua especialidade mais famosa na cidade. “É a primeira vez que estou participando e espero que as pessoas conheçam melhor os produtos da Ayala Salgados. É uma oportunidade de crescer e ganhar dinheiro. Vamos vender saltenhas, esfirras, empanadas de queijo, carreteiro, refrigerantes e cerveja”, disse Kelly.

A concessão de autorização temporária do Município para utilização dos espaços públicos é para o período compreendido entre 22 de junho e 25 de junho. O espaço vai abranger a rua Manoel Cavassa, no Porto Geral. O nome dos candidatos sorteados e a lista de espera serão publicados em órgão oficial da Prefeitura Municipal de Corumbá.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS