Arraial | Da Redação/Com Midiamax | 01/06/2012 12h08

Arraiato e construção da sede própria marcam o mês de junho na Casa de Ensaio

Compartilhe:

A Casa de Ensaio, organização social sem fins lucrativos, que há 16 anos oferece atividades artísticas gratuitas para crianças e adolescentes de Campo Grande (MS) em situação de vulnerabilidade, inicia o mês de junho com uma programação especial para o público campograndense. As atrações começam no domingo, 03 de junho, com o “Arraiato”, uma mistura de festa junina com ato artístico, que começa a partir das 17 horas na sede da instituição.

Além das tradicionais comidas e brincadeiras típicas das festas de São João, o “Arraiato” conta com um diferencial. Nele, também se apresentam os grupos experimentais da Casa, formados por alunos da instituição, que mostram performances dentro das diferentes áreas artísticas trabalhadas por eles, como o teatro, a dança, a música, a literatura e o audiovisual. Esse ano, as apresentações foram construídas a partir de um estudo da cultura popular nordestina, em especial a baiana, que será tema do espetáculo teatral da Casa, “Mestre Tereré na Bahia”, com estreia prevista para agosto. A entrada para o Arraiato tem o valor simbólico de R$1,00, que será revertido para a manutenção das atividades da Casa.

Também no domingo, será inaugurada às 18 horas uma nova exposição na Galeria Lucia Barbosa. Dessa vez, a artista convidada é Miska Thomé, que apresenta a série “Pequenos Oratórios de Coisas Desúteis”, que traz gavetas de gráfica, suportes de eletrodomésticos de isopor, telas, caixas e embalagens, entre outros materiais descartáveis, como um convite ao exercício do lúdico e da despretensão. A exposição permanece aberta à visitação até o dia 30 de junho, de segunda a sexta, das 14 às 17 horas.

Mantendo o clima de comemoração, a Casa de Ensaio celebra um momento histórico na segunda-feira (04/06), a partir das 14 horas. Nesse dia, acontecerá a solenidade de início das obras de construção da sede própria da Casa, que passará a funcionar no prédio do antigo albergue de Campo Grande, localizado na Rua Visconde de Taunay, n.º188, esquina com a Av. Afonso Pena. A execução da obra acontecerá a partir de uma parceria da Prefeitura Municipal de Campo Grande, que permitiu a instalação da Casa no local, com as construtoras Plaenge e Vanguard, que já apoiavam o trabalho da instituição anteriormente e serão responsáveis pela execução da obra, que deverá ser inaugurada ainda esse ano. Na ocasião, haverá apresentação de alunos da organização e o prefeito Nelson Trad Filho dará oficialmente início às obras.

Por fim, ainda no mês de junho, no dia 16, a Casa inaugura seu curso de formação de mediadores de leitura, voltado a educadores, bibliotecários e agentes culturais, entre outros, que realizam trabalhos de promoção e incentivo à leitura e à produção literária nos mais diversos espaços. O curso é baseado na metodologia de trabalho com a literatura criada e utilizada pela organização. Mais informações e inscrições para o curso por meio do e-mail cursocasadeensaio@gmail.com.

A Casa de Ensaio fica na Rua Padre João Crippa, 1699, centro. Informações: (67) 3384-4843.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS