Arraial | Da Redação/Com Notícias MS | 17/08/2015 15h53

Arraiá agostino da UEMS consolida sucesso de público

Compartilhe:

Neste sábado (15) a Praça Antônio João, em Dourados, recebeu o I Arraiá agostino da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com um público estimado de 2 mil pessoas, de acordo com a guarda municipal.

A iniciativa foi marcada por  movimentação intensa de visitantes, entre acadêmicos e população em geral, e garantiu a integração entre a Universidade e o público externo à instituição.

De acordo com Adriana Rochas de Carvalho, responsável pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (Prodhs), a ideia de promover o evento surgiu em discussões da Prodhs junto a outros setores da Universidade. “Em 2014, havíamos organizado uma festa junina entre os servidores da UEMS. Porém, identificamos a necessidade de buscarmos um envolvimento maior, que contemplasse toda a comunidade acadêmica”, informa a pró-reitora.

Com esse objetivo, foram agregadas à organização do I Arraiá agostino da UEMS, os sindicatos dos servidores técnico-administrativos (Sintauems) e dos docentes (Aduems), junto com o Diretório Central de Estudantes (DCE). Também houve o envolvimento direto das coordenações de cursos e da gerência da unidade universitária de Dourados.

O resultado foi a promoção de um evento que já surge como um dos mais marcantes promovidos pela Universidade. Entre as atrações do I Arraiá agostino da UEMS, a apresentação de quadrilhas das escolas municipais Joaquim Murtinho e Clarice Bastos Rosa que encantaram o público. A UEMS também teve sua apresentação, protagonizada por acadêmicos de diversos cursos.

As diversas barracas ofertaram comidas típicas e foram organizadas pelos cursos de Enfermagem, Ciências Biológicas, Turismo e Matemática, Direito, Pedagogia, Letras/Inglês e Letras/Espanhol, Engenharia Física, Engenharia Ambiental, Química Industrial e Física. Uma das tendas mais animadas foi a da Universidade da Melhor Idade (Unami), projeto da UEMS voltado para idosos.

Karoliny Cardoso, aluna do curso de Química Industrial, confirma que o evento é extremamente positivo para a Universidade. “O Arraiá da UEMS deve ser visto como referencial na integração entre a população e a Academia, pois reforça o nome da instituição junto às diferentes pessoas que passam por aqui”, opina.

Para Alessandro Maldonado, veterano do curso de Direito, “a festa agostina foi inovadora, pois geralmente, a Universidade desempenha atividades mais voltadas ao público interno. Assim, quando a UEMS passa a intervir num espaço público como a Praça Antônio João, passa a ser mais lembrada pelas pessoas”.

Em visita à cidade de Dourados, a campo-grandense Cleusa da Silva, confirmou boas impressões sobre a organização do Arraiá. “O evento foi uma maravilha. Os pratos que experimentei estavam deliciosos, tudo muito bem feito. A festa estava muito animada, ainda mais eu que adoro um forró”, garante.

A técnica da UEMS, Simone Cavalcante, também confirma que o evento promoveu a interação entre diferentes grupos e faixas etárias, “em especial dos alunos de ensino fundamental e médio que se apresentaram e interagiram com universitários através da música, da dança e da cultura brasileira, de maneira saudável e muito divertida”.

Entre as atrações do I Arraiá agostino da UEMS, o evento ainda contou com a performance do grupo Terra Seca, que executou repertório com canções consagradas ao ritmo do forró.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS