Arraial | Da redação | 23/06/2016 14h06

Alunos da APAE fazem festa junina com quermesse e danças típicas

Compartilhe:

A primeira-dama e diretora-presidente da FUPHAN (Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico), Maria Clara Scardini, participou na manhã desta quinta-feira, 23 de junho, do Arraial da APAE em Corumbá.

Com a temática dos Jogos Olímpicos, que começam no dia 05 de agosto na cidade do Rio de Janeiro, a festa teve apresentações de dança que começaram com o tradicional cortejo ao som da ladainha mais conhecida dos corumbaenses: “Se São João soubesse/Que hoje era seu dia/Descia do Céu à Terra/Com prazer e alegria”.

Depois de passar pelas barraquinhas de comidas, doces e prendas, Maria Clara, que estava acompanhada do subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Côrrea, assistiu apresentações dos alunos da instituição que atende desde a mais tenra idade com o serviço de estimulação precoce até à qualificação para o mercado de trabalho.

A APAE Corumbá realiza a festa junina há cerca de 30 anos e um antigo costume, desde quando a sede da entidade ficava no Porto Geral, foi mantida mesma com o endereço do prédio próprio, no bairro Maria Leite. Os alunos levaram na tarde desta quarta-feira, 22 de junho, a imagem de São João para ser banhada nas águas do rio Paraguai.

“A gente conserva essa tradição por fazer parte da nossa cultura. Os alunos gostam e se sentem integrados à cidade que tem esse costume”, disse a diretora pedagógica da APAE, Maria Estela Kerr de Souza que ainda destacou a presença constante de representantes do Executivo Municipal nas ações da instituição.

“A Prefeitura é nossa grande parceira, pois através dela conseguimos manter e implantar novos serviços. A presença da primeira-dama aqui em nossa festa é algo importante porque valoriza nosso trabalho”, afirmou.

A festa junina da APAE durou toda a manhã e foi aberta à população. O valor arrecadado com a venda dos produtos nas barraquinhas foi revertido para a manutenção da instituição que, atualmente, atende cerca de 200 alunos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS