Arquitetura | Da redação/com Assessoria | 17/09/2014 10h29

Semana Acadêmica de Arquitetura discute sobre vazios urbanos

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - “Vazios Urbanos e os Desafios da Cidade” é o tema principal da Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Anhanguera-Uniderp, que começa nesta quarta-feira (17), no Bloco V da Unidade Matriz da Universidade.  O evento abordará questões relativas aos espaços esquecidos pela sociedade, que poderiam servir às cidades de maneira positiva, com intervenções, ocupação, restauração e preservação dos espaços subaproveitados.

A programação tem início às 10h com a mesa redonda “Entidades relacionadas à profissão”, com a participação de representantes dos órgãos de classe IAB, SINDARQ e CAU de Mato Grosso do Sul. Às 17h, o tema é “habitação de interesse social”, com a arquiteta Ana Isa; e às 19h30, o Sindicato da Habitação do Estado realiza a palestra “A controvérsia da ocupação do solo”.

Na quinta-feira (18), às 10h, acontece a mesa redonda “Revisão do Plano Diretor”, com Fernando Batiston. Às 16h, o arquiteto e urbanista Ângelo Arruda discorre sobre “O arquiteto e a resistência política”. À noite, a partir das 19h30, o evento traz os palestrantes Dra Flavio Villaça (USP) e a mestre Neila Janes explicando sobre as leis de vazios urbanos.

Na sexta-feira (19) está reservado para debates sobre “O futuro do Ensino da Arquitetura”, às 10h, com Gogliardo Villeira, e ‘Me formei e agora?”, às 17h, com Ângela Gil. A partir das 19h, o tema vazios urbanos volta à pauta. Os convidados Dr. Gerônimo Leitão (UFF) e os mestres Eduardo Bittencourt e Thiago Castelo, da Universidade Federal de Minas Gerais, discorrem sobre os efeitos que esses espaços causam na cidade.


Oficinas

Para expandir o conhecimento dos futuros arquitetos e urbanistas, a II Semanarq preparou uma programação de minicursos.

No dia quarta-feira (17), às 10h acontece o workshop da ferramenta de modelagem tridimensional Sketchup. Às 14h, o tema da capacitação é o software Revit.

Na quinta-feira (18), às 8h, tem início as oficinas Debuxo o Súbito, com a arquiteta Ana Rodrigues e Graffitti, com Guilherme Antero. Às 10h, será realizada uma nova edição para aprimoramento do Revit.

Na sexta-feira (19), além do minicurso Revit  às 10h, os participantes podem aproveitar quatro capacitações, todas às 14h: “Móveis de Pallets” com Barbara Marinho, “Ilustrando o Cotidiano” com Ronaldo Braga e “Ocupando o Espaço” com Janaina Guelere, “Forno de Pizza” com Allan Edi Matsuda.

 
Serviço

As inscrições podem ser feitas no Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Anhanguera-Uniderp, no Bloco V da instituição. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 9196-0575 ou (67) 9833-8980.

Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.

A Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos e, há 20 anos, está ajudando a mudar o futuro do nosso país. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e curso técnico, contribuindo com o projeto de vida de crescimento e ascensão profissional dos alunos. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância. Em 2014, passou a integrar o grupo Kroton Educacional, uma das maiores organizações de educação do Brasil, com uma trajetória de sucesso de mais de 45 anos.

Com um índice de 92,2% dos cursos com conceito positivo no MEC frente à média de 87% das demais instituições privadas, a Anhanguera conta com 92 cursos estrelados pelo Guia do Estudante (edição 2013) e é a marca mais valiosa do setor de educação no país, segundo o ranking BrandZ Top 50, divulgado anualmente pela Millward Brown.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS