Arquitetura | Da redação/com Campo Grande News | 30/06/2014 10h05

Casa simples perde paredes e é transformada com iluminação e texturas

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Um antes e depois “gritante”. A casa não parece mais a mesma, embora o projeto tenha mantido toda a estrutura original. Com gesso, iluminação, revestimento e derrubada de paredes, é possível transformar o simples em sofisticado.

Quando o imóvel de 180m² foi comprado pela família, no bairro Carandá Bosque, os donos sabiam que iriam ter de gastar na reforma. O pedido à designer de interiores era: um escritório e uma cozinha legal por gostarem de receber amigos.

“Eles compraram para reformar e precisava. Então desde a fachada a gente trabalhou, mas não fez grandes mudanças”, explica a designer Thaysa Canale. Ela, junto da também designer Daiana Capuci e a arquiteta Márcia Ribeiro assinam a “transformação” da casa.

A primeira impressão que se tem de um imóvel é pela fachada. No caso deste projeto, Thaysa interferiu na troca do portão da garagem, na iluminação e na textura. Se observa pelas fotos que os riscos do muro permaneceram. A porta que ficava na frente foi aberta para a lateral e a parede que permaneceu ganhou um detalhe especial com tijolos de demolição.

“Tirei a porta da frente, abri na lateral, onde era o corredor. Ali cobrimos com pergolado”, descreve Thaysa. Com isso o corredor que antes dava para um quintal de mato alto, agora ganhou iluminação, um jardim e até um banco de madeira. O detalhe fica por conta da cobertura do pergolado, de vidro.

Voltando os olhos para a lateral esquerda da casa, o muro e o portão que deixavam a fachada bem menor foram derrubados. “Fiz um jardim na frente e abri as janelas da cozinha em faixas”, explica Thaysa.

Na parte de dentro, fica mais evidente os milagres que a arquitetura e a decoração são capazes de fazer. A sala foi ampliada para atender ao primeiro pedido do casal. “Abri toda essa parede, joguei para o fundo e fiz o escritório”. A bancada ficou um charme com a parede de tijolos de demolição iluminados em led.

A parede que escondia o caminho para o lavado também saiu de cena, deixando os ambientes mais integrados. O revestimento feito no cômodo que dá aparência de pedra se chama stucco veneziano. O espelho com iluminação de led e a troca da pia deixou o lavabo novinho em folha.

A iluminação parece e é o foco de todo trabalho na casa. Thaysa explica que a luz realça qualquer projeto. “São peças simples, que não foram caras. Por exemplo, a calha é uma solução simples e que dá um efeito todo diferente”, exemplifica a designer. Na casa, as profissionais usaram do rebaixe de gesso e da luz para valorizar as paredes de tijolos. “Tudo de led, que tem consumo menor de energia e maior vida útil”, acrescentou.

*Thaysa Canale, Daiana Capuci e Márcia Ribeiro são profissionais confirmadas para a mostra Casa Cor MS, de 25 de julho a 7 de setembro, no Hospital de Câncer Alfredo Abrão.

A cozinha que precisava ser aconchegante e receptiva para os amigos do casal foi ampliada. Com a derrubada da parede, se enquadrou no estilo americano e com todo um trabalho de gesso acima. A janela antes resumida à uma, foi transformada em “faixas”.

“Fiz essa bancada toda aberta para a casa, foi o que ampliou”, diz Thaysa.

O quintal onde antes não havia nada construído passou a abrigar a área de lazer da família, com uma piscina em "L" e deck de madeira em volta.

A família é de classe média, um casal jovem com dois filhos. “Eles não podiam pagar uma fortuna, mas tinham comprado a casa para reformar, então pegamos pontos para fazer diferentes.

A estrutura da casa é a mesma”, detalha Thaysa. Considerando parte dos móveis, iluminação, gesso, tijolos de demolição e a mão de obra, a reforma, segundo a designer, ficou em torno de R$ 150 mil.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS