Aniversário | Da Redação/Com MS Reporter | 28/12/2013 12h22

Caarapó comemora aniversário com show

Compartilhe:

A tradicional dupla sertaneja Matogrosso e Mathias anima show artístico na noite desta sexta-feira, às 20 horas, defronte ao Estádio Carecão, em Caarapó. O evento é comemorativo aos 55 anos de emancipação político-administrativa do município, completados no dia 20 deste mês.

Nos dias 14 e 15 últimos, também em comemoração a aniversário da cidade, a prefeitura promoveu a 8ª Noite de Ação de Graças, com a promoção de dois shows: Ludmila Ferber, no sábado, atendendo a comunidade evangélica, e Diego Fernandes, no domingo, por indicação do segmento católico.

História

A história de Caarapó está intimamente ligada à exploração da erva-mate nativa, abundante nesta região de Mato Grosso do Sul no século passado. Aliás, a própria denominação do município tem origem no nome da planta: Caá, em guarani, significa erva-mate, e rapo, raiz. Logo, Caarapó é Terra da Erva-mate.

Depois da erva-mate, Caarapó viveu o ciclo da madeira e da agricultura e pecuária, com a presença de agricultores do Sudeste e do Sul do País – e também dos paraguaios - que foram responsáveis não só pelo desenvolvimento local, mas também pela mistura cultural hoje existente no município, seja nos costumes, na música, na forma de ser do povo que habita o Município.

Passados os ciclos econômicos da erva-mate e da madeira, Caarapó investe hoje em outro setor: a industrialização. O município recebeu importantes investimentos nessa área, que geram reflexos diretos na geração de empregos. Pode-se afirmar que o desemprego deixou de ser de longe o principal problema social enfrentado pela administração municipal.

“Temos muito o que comemorar. O setor agroindustrial está se fortalecendo, especialmente com as empresas do setor sucroalcooleiro e outras que agregam valor à economia local, com o consequente fortalecimento do nosso comércio e do próprio setor imobiliário”, destaca o prefeito Mário Valério, que está em Brasília defendendo projetos para obras no município.

Caarapó vive um grande momento. O crescimento populacional está ligado diretamente a essa nova fase econômica experimentada pelo município. Em 2005, por exemplo, a população local era de pouco mais de 19 mil habitantes. O IBGE estima pouco menos de 28 mil pessoas vivendo atualmente em Caarapó, mas as autoridades locais acreditam que esse número já supere os 30 mil.

De acordo com o mandatário caarapoense, 2013 foi um ano de aperto. “A arrecadação municipal não acompanhou as demandas, especialmente na área social, como saúde e educação”, argumenta. “Tivemos de passar o ano com pouco dinheiro, o que frustrou a maioria dos nossos planos em relação à implantação de obras de infraestrutura”, acrescenta, acreditando que em 2014 as coisas possam melhorar.

“A gente confia em que o governo federal vá olhar com mais atenção os pequenos municípios, liberando os recursos para a execução dos projetos que estão lá para análise”, observa Mário Valério. “São muitos projetos que estão em Brasília e que foram encaminhados por nós para apreciação. Temos a confiança de que os nossos parlamentares vão estar atentos às nossas demandas, pois só assim poderemos implantar as obras que consideramos prioritárias e vitais para o crescimento do nosso município”, finaliza o prefeito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS