Agenda | Com Prefeitura de Bataguassu | 13/08/2019 12h52

Travessia de Nossa Srª dos Navegantes será com embarcações menores

Compartilhe:

Devido impasse sobre a abertura da eclusa para a passagem da embarcação de turismo Odisseia que se encontra na região de Barra Bonita (SP), a travessia fluvial realizada no dia 15 de agosto, durante a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes será feita novamente com barcos de menor porte.

A informação é do subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Jaime Aragão, que explicou que após mobilização das Prefeituras de Bataguassu (MS) e Presidente Epitácio (SP) não houve avanço sobre o assunto com os responsáveis pela eclusa. "Foram feitos vários contatos inclusive com a empresa Ahrana, que atua na administração da Hidrovia Paraná – Tietê para viabilizar a abertura da eclusa para passagem dessa embarcação maior que já nos atendeu em outros ocasiões. Foi nos informado sobre problemas técnicos, riscos e por medida de segurança essa abertura não será possível", comenta.

Aragão observa, no entanto, que a Prefeitura de Bataguassu vai arcar com os custos para contratação de dois barcos menores para realizar a travessia fluvial da Santa, andores de demais Santos e representantes da comunidade católica do Distrito. "O objetivo da administração municipal é manter viva a tradição da festa religiosa de Nossa Senhora dos Navegantes, fazendo com que a Santa chegue ao lado paulista pelas águas do rio Paraná", frisa.

O subprefeito salienta que para participar da missa em Presidente Epitácio (SP), a Prefeitura de Bataguassu estará disponibilizando ônibus para o transporte gratuito dos fieis interessados em prestigiar a solenidade.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

A partir desta segunda-feira, dia 12 de agosto, tem início a parte religiosa da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes com o tríduo. O momento religioso tem sequência até o dia 14 de agosto, na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes e está a cargo da Paróquia São João Batista.

No dia 15 de agosto, dia da Santa, será desenvolvido apenas a programação religiosa, com procissão da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes até o Píer do XV e saída dos barcos para Presidente Epitácio (SP), às 7 horas (horário Brasília).

Em Epitácio, a Santa Missa será celebrada na Capela São José/Nossa Senhora dos Navegantes (Vila Bordon / Tibiriçá), a partir das 10 horas (horário Brasília).

Após a missa, o retorno para Nova Porto XV está previsto para às 11h30 (horário Brasília).

No período da tarde, às 15 horas (horário Brasília), haverá celebração da Santa Missa na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

No que se refere a programação cultural, os shows musicais serão realizados nos dias 14, 16 e 17 de agosto e ficarão concentrados no Centro Esportivo e de Lazer (CEL) “Odenir da Guia Rodrigues”, sempre a partir das 23 horas (horário Brasília).

No dia 14 de agosto, quarta-feira, a animação ficará por conta da Banda Eco do Pantanal. No dia 16 de agosto, sexta-feira, sobe ao palco da festa a Banda Dona Benta, a partir das 23 horas (horário Brasília). Já no sábado, dia 17 de agosto, é a vez da Banda Brasil 2000 promover a animação da festa.

Encerrando a programação do evento, no domingo, dia 18 de agosto, haverá bingo durante o dia sob organização da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais Z-13 e animação de som mecânico. “Será uma grande festa composta de praça de alimentação, parque de diversões, exposição cultural e segurança privada, com o intuito maior de celebrar mais um ano a tradição de Nossa Senhora dos Navegantes”, finaliza o subprefeito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS