Agenda | Da redação/com Capital News | 01/04/2014 10h03

Temporada do Movimento Concerto da UFMS será aberta na próxima quinta-feira

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A temporada do Movimento Concerto será aberta nesta quinta-feira (3), com apresentações gratuitas. O espetáculo reúne músicos relevantes do Estado, como Eduardo Martinelli, Edison Verbisck, Evandro Higa e outros. A abertura será no teatro Glauce Rocha, às 20h30.

O programa apresenta compositores brasileiros como Villa Lobos, Radamés Gnanttalli, autor do Hino de Mato Grosso do Sul, que dividem espaço com os clássicos da tradição européia como Beethoven, Paetorius e Poulenc.

Dentre as obras apresentadas, destacam-se a Sonata n.4 para violino e piano de Beethoven e as versões para piano a quatro mãos de obras de Pixinguinha feitas por Radamés Gnattali executadas por Evando Higa e Marcus Medeiros.

Além da participação especial do Choro Opus Trio da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues - ambos sob direção musical do maestro Eduardo Martinell – teremos a presença dos dois principais conjuntos instrumentais da UFMS: a Banda Sinfônica da UFMS e a Camerata Madeiras Dedilhadas.

A Camerata Madeiras Dedilhadas constitui conjunto musical inovador que combina o timbre do violão ao timbre dos instrumentos de sopro da família das madeiras, como o clarinete, a flauta, etc. Seu projeto de repertório também é diferenciado pois abarca obras do Barroco, Classicismo – cujos maiores expoente são Bach, Handel e Mozart - , além de música clássica Brasileira – escrita por mestres como Carlos Gomes e Villa-Lobos - e a música regional de nosso Estado.

Seus integrantes são, em sua maioria, egressos e formandos do Curso de Música da UFMS, que têm se destacado artisticamente e que individualmente têm carreira como solista. A direção artística do grupo está a cargo do violonista e professor Marcelo Fernandes. Neste recital o Grupo apresenta danças renascentistas de Praetorius, além da célebre Ária da Bachiana Brasileira n. 5 de Villa Lobos.

A Banda Sinfônica da UFMS foi criada em 2011 com o objetivo de oferecer aos estudantes do Curso de Licenciatura em Música da UFMS e aos músicos da comunidade local e regional a possibilidade de realizar música em conjunto visando o seu desenvolvimento técnico e artístico através da educação continuada, estimulando o aprimoramento das bandas e orquestras existentes na cidade de Campo Grande e região.

Entre suas metas, destaca-se o de ampliar sua atuação, oportunizando aos participantes e aos músicos da comunidade a aproximação com renomados profissionais da área atuantes no Brasil e América Latina, como a série de workshops, mesa redonda e concerto realizados em outubro de 2013 com o maestro Roberto Farias, titular da Banda Sinfônica da Província de Córdoba, Argentina e da Orquestra de Câmara Solistas do Brasil, considerado um dos mais importantes regentes de banda da atualidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS