Agenda | Da Redação/Com Assessoria | 17/03/2013 14h46

Teatro da Juventude do RJ apresenta nova peça infantil em Campo Grande

Compartilhe:

O Teatro da Juventude do Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, apresenta neste sábado (16), às 16 horas, e no domingo (17), às 10h30 e 16 horas, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o espetáculo infantil “O Circo do Leão Equilibrista”. A peça tem duração aproximada de 60 minutos e classificação livre.

Numa incursão pelo mundo circense, encontramos três personagens muito especiais que vivem embaixo da lona do “Circo Spantanovich”, com características bem definidas: um bom, um mau e um feio, respectivamente o palhaço, o domador e o leão. Seus nomes, coincidentemente, começam com a letra F: Felisberto, Faustolino e Filomeno. São criaturas de fé, felizes e faceiras, como são os artistas que se dedicam a levar a diversão como ideal de vida.

Com as dificuldades que a profissão impõe essas figuras caminham para encontrar suas realizações pessoais dentro de suas individualidades. Contribuem para um mundo melhor e são ativos militantes da sustentabilidade, fazendo do seu trabalho veículo de divulgação desta bandeira.

Felisberto desde menino vive no circo, encontrou ali o prazer de divertir as crianças e assim se comprometeu com a alegria; Faustolino, o domador de feras, herdou do pai o circo e tem a responsabilidade de seguir a tradição da família; já Filomeno, um Leão retirado das savanas africanas, veio para o circo sem entender nada e não conseguiu se encontrar, longe de sua liberdade tornou-se feio e assustado e na busca de achar seu caminho se descobriu equilibrista.

Cada um com sua história envolve o público ao qual se destina. “O Circo do Leão Equilibrista” é um trabalho carregado de humor, onde os valores ressaltados se sucedem sempre com cuidado de permitir a cumplicidade entre o palco e a plateia. A mensagem final mostra a diversidade do comportamento humano.

Para o diretor da peça, Luiz Arthur, a cor e o movimento são aliados que proporcionam encantamento a história e contribuem, pelo teatro, para a formação do indivíduo, fazendo-o refletir sobre situações da vida real, mesmo com a fantasia sendo usada como elo entre os personagens.

“Como nas temporadas anteriores, a pauta geral da excursão está integrada ao Programa Nacional de Formação de Plateias, que o grupo vem desenvolvendo há quatro décadas por sua própria iniciativa; sem qualquer patrocínio ou subvenção oficial e cujo objetivo é o estabelecimento do hábito do teatro entre nosso povo, através de produções de alto padrão de qualidade dirigidas ao público infantil”, comenta Luiz Arthur.

No Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural o Teatro da Juventude do Rio de Janeiro apresentou em 2010 a peça “Os Três Porquinhos ou Confissões de um Menino Levado” e em 2012 a peça “O Macaco Cozinheiro da Arca de Noé”.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Centro Cultural a R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). A meia-entrada é valida para estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante e aos adultos acompanhantes de crianças.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS