Agenda | Da Redação/Com Assessoria | 28/08/2013 12h10

Sons e Tons de MS vai a municípios de MS

Compartilhe:

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Cultura de MS - Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural desenvolve ações da 5ª edição do Projeto de Educação Patrimonial “EDUCAR PARA PROTEGER – SONS E TONS DE MS”.

O Projeto de Educação Patrimonial – “EDUCAR PARA PROTEGER” é realizado pela Fundação de Cultura de MS desde o ano de 2009, envolvendo cinco municípios: Campo Grande; Terenos; Aquidauana; Miranda e Dois Irmãos do Buriti.

O Projeto de Educação Patrimonial fará oficinas nos municípios de Miranda e Aquidauana.

A atividade em Miranda acontece dia 30 de Agosto, das 13h30 às 17h 30m, na E.E. Maria Henriqueta Rebuá Siufi a oficina será direcionada pela professora mestra Maria Christina Félix e pelo historiador Carlos Versoza e ainda com a presença do importante músico de MS João Fígar, que falará a respeito da música regional, sua trajetória na cultura sul-mato-grossense e brindará aos presentes com suas belas canções.

Já no dia 6 de setembro, das 8h às 11h, em Aquidauana, na E.E. Coronel José Alves Ribeiro haverá a oficina com a presença dos coordenadores do projeto para realizar a avaliação 2013.

As oficinas objetivam esclarecer detalhes da metodologia e dos preceitos da educação patrimonial, bem como oportunizar aos docentes um momento de reflexão sobre o tema Música Regional.

“EDUCAR PARA PROTEGER” é uma ação permanente da Fundação de Cultura de MS, uma vez que é imprescindível para sensibilizar e conscientizar a população sul-mato-grossense, de seu papel de agente para a preservação do patrimônio cultural e para a efetivação de projetos culturais.

“O Projeto de Educação Patrimonial é um investimento do Governo do Estado, que surgiu com o objetivo de fortalecer o patrimônio histórico regional, aliando ações da cultura e educação, promovendo uma percepção mais aguçada, crítica e cidadã para com tudo aquilo que faz parte da sua própria história”(Américo Calheiros).

As atividades pedagógicas relativas ao projeto Educar para Proteger serão realizadas pelas escolas participantes, durante todo o ano de 2013, e no final do ano, as escolas socializarão com a comunidade local, todo o resultado do projeto expondo em Campo Grande alguns dos trabalhos dos alunos.

Segundo a coordenadora do projeto, pedagoga Maria Christina Félix, a 5ª edição do projeto de educação patrimonial, prioriza a diversidade musical de MS, contando com o apoio do IPHAN- MS, de músicos e pesquisadores do tema de nosso Estado e ainda oportunizando ações pedagógicas que poderão culminar em um “festival estudantil”, com a integração efetiva de alunos dos cinco municípios do projeto e, com a publicação da terceira cartilha de educação patrimonial do projeto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS