Agenda | O Povo Online | 28/01/2021 10h16

Série brasileira 'Cidade Invisível' é lançada na Netflix em fevereiro

Compartilhe:

Cuca, Iara, Saci-pererê, Boto-cor-de-rosa… E se os seres fantásticos do folclore brasileiro estão entre nós? A partir dessa questão, o diretor Carlos Saldanha apresenta “Cidade Invisível”, nova série brasileira da Netflix. Com Marco Pigossi, Alessandra Negrini e Jéssica Córes no elenco, a produção estreia dia 5 de fevereiro.

Na trama, essas imagens e narrativas folclóricas encontram-se por aí, permeando o real, entre humanos no Rio de Janeiro. Ao descobrir as entidades, um policial ambiental se dá conta de diversos conflitos. Em sete episódios, a obra rememora a cultura popular do Brasil e aborda preservação do meio ambiente, investigação policial, drama familiar e autoconhecimento numa mistura de mistério e fantasia.

“Se você parar de contar essas histórias, elas morrem”, disse Carlos Saldanha, criador e co-produtor executivo da série, ao O POVO durante coletiva de imprensa virtual realizada nesta terça-feira, 26. A ideia é trazer a brasilidade de uma forma contemporânea. Tais histórias, parte da identidade do País, integram o imaginário coletivo do povo desta terra. “Cidade Invisível” seria a sua interpretação dessas narrativas. Trata-se do primeiro projeto - com atores reais - completamente brasileiro do diretor, conhecido pelas animações “A Era do Gelo”, “Rio” e da indicada ao Oscar “O Touro Ferdinando”.

Segundo Carlos Saldanha, a extensão territorial do País faz com que essas histórias sejam inúmeras. Não existe apenas um saci ou um boto, mas, sim, vários - “e tudo tem uma questão ambiental, emocional”, afirma. Por ser um projeto tão diferente, não consegue pensar nas expectativas, mas considera: “quis fazer algo que eu gostasse de ver”.

Gravada em 2019, a produção é inspirada numa história de Carolina Munhóz e Raphael Draccon - autores conhecidos pela literatura de fantasia, que já trabalharam com a Netflix na série “O Escolhido”.

Como "Cidade Invisível" chegou à Netflix?
O projeto foi desenvolvido por um bom tempo por Carlos Saldanha, que viu na série algo novo e único. Com “a roupagem diferente”, sentiu ter “um trunfo na mão”. “A Netflix comprou a ideia”, comenta. Esses personagens da cultura popular brasileira serão apresentados, portanto, aos mais de 190 países em que o serviço de transmissão atua. Com Mirna Nogueira como roteirista-chefe, a direção ficou por conta de Júlia Jordão e Luis Carone.

O que dizem os protagonistas
O processo de realização da série foi divertido, feito por uma construção em grupo, num “set mágico”. Isso é o que afirmam as atrizes Alessandra Negrini e Jéssica Córes e o ator Marco Pigossi, que participaram do segundo momento da coletiva virtual. “Cidade Invisível” tem ainda Julia Konrad, Manu Diegues, Fábio Lago, Wesley Guimarães, José Dumont, Victor Sparapane e Áurea Maranhão no elenco. Saiba o que dizem os protagonistas:

A gente está cada vez mais distante da natureza, das coisas que realmente importam… (A série é sobre) ouvir o místico — Marco Pigossi, que interpreta o policial ambiental Eric

Estou acreditando que é uma história universal, que nosso íntimo possa ser reconhecido universalmente... (A série) renovou o amor pela nossa cultura popular, pelo folclore — Alessandra Negrini, a Inês, misteriosa dona de um bar e uma das entidades mais poderosas da série: a Cuca

Tenho certeza que vai ser estrondoso… A música, os efeitos especiais estão incríveis — Jéssica Córes, que interpreta a sedutora Camila, personagem inspirada na figura mítica da sereia Iara

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS