Agenda | Da redação/com Assessoria | 26/07/2014 23h02

Projeto Prosa e Segredo leva causos da cultura sul-mato-grossense ao Centro Cultural

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – Com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, começa no dia 29 de julho (terça-feira) em Campo Grande o ciclo de apresentações do projeto Prosa e Segredo, que leva ao palco do Teatro Aracy Balabanian contos que fazem parte da cultura sul-mato-grossense através do teatro e da música.

 Prosa e Segredo são os dois córregos principais que cortam Campo Grande. E foi no encontro deles que a cidade nasceu. Porém os próprios nomes desses dois cursos d’água rendem histórias curiosas guardadas na memória de uma comunidade já quase silenciada pelo tempo e pela modernidade.
 
Assim como a lenda dos córregos Prosa e Segredo, muitas outras histórias e causos de comunidades do campo permeiam nosso Estado. Foi com o objetivo de registrar, divulgar e recontar elas que nasceu o projeto Prosa e Segredo. Desde 2010, quando foi iniciada a pesquisa, foram visitados mais de 10 municípios do Estado, o que rendeu mais de 180 horas de gravações.

 Esse trabalho rendeu a publicação em 2012 do livro de contos Prosa e Segredo – Histórias de Comunidades do Campo, que integrou a Cesta Básica da Cultura, projeto que distribuiu 300 exemplares para 80 entidades – entre escolas, bibliotecas e pontos de cultura de Mato Grosso do Sul.

 O espetáculo teatral é fruto dessa pesquisa que resgata a cultura sul-mato-grossense, preenchendo esses causos com cores, textura e sonoridade especiais, encantando um público de todas as idades e transformando ludicamente as histórias ouvidas nas comunidades.
 
Além de Campo Grande o projeto patrocinado pelo FIC deverá ser apresentado em outros quatro municípios do Estado e deve render ainda oficinas de contação de histórias envolvendo crianças e educadores. 

Serviço: As apresentações na Capital acontecem no teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural. No dia 29 (terça), às 20 horas, será gratuita. Já no dia 30 (quarta), às 16 horas acontece a oficina de contação de causos, cujo ingresso é um livro infantil. Já a encenação está marcada para as 20 horas e os ingressos custam R$ 15 e R$7,50 (meia-entrada). No dia 7 de agosto a peça fará parte do projeto CenaSom. 

O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na Rua 26 de Agosto, 453. O telefone é o 3317-1795.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS