Agenda | Da redação | 15/02/2016 09h51

Peça anima crianças do Rede Solidária do bairro Dom Antônio

Compartilhe:

Com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS), centenas de crianças foram surpreendidas pelo Teatral Grupo de Risco, na tarde da última sexta-feira (12), na sede do Programa Rede Solidária – Unidade Ruth Cardoso, no bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande.

Na ocasião, o público formado por alunos, professores e funcionários da unidade assistiram a peça “A Princesa Engasgada”, onde dois atores se transformam em reis, princesas, camponeses, tudo aos olhos da plateia que participa ativamente de toda a história.

Para a diretora, receber atores profissionais acrescenta experiência na bagagem cultural de cada um. “Uma criança já sai daqui tendo acesso ao teatro, a música, ao movimento corporal, dança e tudo o que envolve a arte. Agora, quando a arte profissional vem até eles é um aprendizado ainda maior, eles podem ver com os próprios olhos aquilo que estão aprendendo, reforçando as aulas e com isso vem o resultado, é muito gratificante”, conta Cleonice Melo Barbosa, diretora da Unidade Ruth Cardoso.

Boa parte dos alunos presentes já tem aulas de formação teatral desde novembro de 2015, quando foi inaugurada a unidade, o que facilitou o entendimento da arte ali apresentada. “Esse projeto já é de extrema importância para o futuro de cada um desses alunos, mas quando se traz um espetáculo até eles, isso fica guardado para sempre na consciência deles, faz parte do processo deles na Rede Solidária e isso será carregado para a vida toda”, opinou o artista plástico Guto Naveira que é professor de arte no projeto.
“Nem todas as crianças aqui participam de aulas de teatro, mas as que participam com certeza hoje aumentaram suas bagagens com um espetáculo de rua com qualidade deste. E para quem não teve antes alguma aproximação com o teatro, com certeza vai levar algo para seu cotidiano”, disse Fernanda que atua na produção da peça.

O ator Yago Garcia que interpreta a princesa engasgada, entre outros personagens, se revelou satisfeito com a interação do público. “Percebi bem a organização do lugar e o excelente trabalho que estão fazendo com esta região. Houve uma boa recepção da criançada e de maneira geral eles se comportaram bem. A arte é bem vinda em qualquer lugar desde que se faça o bem, não importa qual estilo de teatro você traz para a periferia”, argumentou.

O Programa Rede Solidária – Unidade Ruth Cardoso foi inaugurado no dia 13 de novembro, no bairro Dom Antônio Barbosa. O prédio do Rede Solidária está instalado nas imediações da Favela Cidade de Deus, considerado um dos pontos mais vulnerável da cidade, tanto em índices de violência, saúde, e geração de renda. Nesta primeira etapa estão sendo atendidas uma média de 850 pessoas em 7 módulos que operam com 28 projetos. A meta é atender tanto as pessoas que recebem o Vale Renda – um benefício para pessoas em situação de risco social (R$170 mensais).

Entre os módulos a serem trabalhados no Programa Rede Solidária estão: Educação, Cultura e Esporte; Esporte Cidadão; Escola da Família; Saúde e Prevenção; Segurança Cidadã; Voluntariado; Horta Orgânica e Trabalho e Renda. Até 2018, a meta é inaugurar mais unidades do Rede no Estado e aumentar ainda mais o número de pessoas atendidas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS