Agenda | Da redação/com Assessoria | 16/07/2014 16h25

Lenilde Ramos lança livro

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O primeiro livro da musicista e compositora Lenilde Ramos será lançado no Centro Cultural José Octávio Guizzo na próxima quarta-feira (16 de julho) às 19h. “História sem Nome – Lembranças de uma menina quase gêmea” será mais uma contribuição na rica produção cultural da autora.

“História sem Nome - Lembranças de uma menina quase gêmea” tem base autobiográfica. A autora afirma que encontrou na realidade a fonte de sua literatura pelo trabalho de muitos anos como jornalista e documentarista de vídeo.

Lenilde sempre foi boa contadora de histórias e ao ouvi-las as pessoas sempre diziam: “Sua vida é um filme”. Então, o primeiro passo foi passar para o papel a marcante experiência de ter trabalhado e convivido com uma geração de pessoas afetadas pela hanseníase, em uma época em que a medicina oferecia poucos recursos e os doentes viviam sob o peso de um preconceito milenar, confinados em colônias consideradas verdadeiros campos de concentração.

O livro de Lenilde parte da história de seus pais e passa por sua infância rica e agitada, marcada pela vida no internato das freiras, a convivência com a estrada de ferro, a música, o velho cinema que ficava do lado de sua casa e uma série de coincidências que a autora vai costurando em um texto pleno de conteúdo e descrito em linguagem coloquial, cheia de humor.

“História sem Nome” foi traduzido para o italiano e no mês de março passado Lenilde circulou entre as províncias da Lombardia e do Piemonte, no Norte da Itália, para divulgar seu trabalho. Foi em Turim que a autora conheceu o casal Alfredo e Monica Di Maio, da La Piave, uma empresa de Logística que desenvolve projetos humanitários ligados ao esporte e à educação. Eles se interessaram pelo livro de Lenilde e assinam o apoio cultural da segunda edição de seu livro.

Lenilde Ramos informa que já tem pronto um segundo livro, que reúne suas divertidas crônicas publicadas no Facebook, mas prefere divulgar melhor “História sem Nome”, antes de lançar o próximo trabalho. A autora já está organizando lançamentos em Dourados, Corumbá, Bonito, Aquidauana, Três Lagoas e Ponta Porã e em outras capitais do país.

Lenilde Ramos fala das dificuldades de produzir literatura, mas é entusiasta e não desanima. “É um trabalho de formiguinha onde vou lançando minhas sementes. Sei que não é fácil divulgar um livro num país onde as pessoas ainda lêem pouco. Mas boto fé na minha literatura densa e despojada e na minha vontade de registrar a vida como ela é. Também tenho uma grande aliada que é minha sanfona e ela vai comigo para todos os lugares. E as pessoas perguntam se sou uma escritora que canta ou uma sanfoneira que escreve. Fico feliz em dizer que, daqui pra frente, sou a mistura dessas duas coisas”, diverte-se.

Durante o lançamento haverá intervenção cultural com Leitura Dramática feita pelo diretor teatral Jair Damasceno, pela poetisa, declamadora e membro da Academia de Letras do Estado, Elizabeth Fonseca e pelo declamador Evandro Walker. Também haverá participação musical de Pedro Tui com viola caipira, membro da Camerata Violeira e Fábio Kaida, harpista do Trio Violada, representante de Mato Grosso do Sul no programa Super Star da Rede Globo.

Serviço: O livro “História sem nome – Lembranças de uma menina quase gêmea” será lançado na próxima quarta-feira (16 de julho), às 19 horas, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, localizado na Rua 26 de Agosto, 453.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS