Agenda | Da Redação/Com Assessoria | 29/08/2013 12h47

Fundação de Cultura leva seminário de educação patrimonial a Miranda e Aquidauana

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo do Estado realiza no dia 30 de agosto (sexta-feira), a partir das 13h30, na Escola Estadual Maria Henriqueta Rebuá Siufi uma nova palestra de educação patrimonial que faz parte da quinta edição do projeto “Educar para Proteger”.

A palestra desta sexta será proferida pela professora Maria Christina de Lima Félix Santos, coordenadora do projeto, juntamente com o historiador Carlos Versoza (gestor de Patrimônio Histórico da FCMS) e ainda com a presença do músico João Fígar, que falará a respeito da música regional, sua trajetória na cultura sul-mato-grossense e brindará aos presentes com suas belas canções.

Já no dia 6 de setembro (sexta) a oficina acontece em Aquidauana, das 8h às 11h, na E.E. Coronel José Alves Ribeiro com a presença dos coordenadores do projeto para realizar a avaliação 2013.

Segundo a coordenadora do projeto, a pedagoga Maria Christina Félix, a 5ª edição do projeto de educação patrimonial prioriza a diversidade musical de Mato Grosso do Sul com o apoio do IPHAN-MS, de músicos e pesquisadores do tema em nosso Estado, oportunizando ações pedagógicas que poderão culminar em um “festival estudantil”, com a integração efetiva de alunos dos cinco municípios do projeto e com a publicação da terceira cartilha de educação patrimonial do projeto.

Desenvolvido pela Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul desde 2009, o projeto Educar para Proteger busca através de ações permanentes sensibilizar e conscientizar a população sobre seu papel direto na preservação do patrimônio cultural e na efetivação de seus projetos culturais.

O Educar para Proteger realiza ações educativas, culturais e palestras em Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti. As atividades pedagógicas são realizadas pelas escolas participantes. No final do ano o resultado será compartilhado com a comunidade local.

“O projeto de Educação Patrimonial é um investimento do Governo do Estado que surgiu com o objetivo de fortalecer o patrimônio histórico regional, aliando ações da cultura e educação, promovendo uma percepção mais aguçada, crítica e cidadã para com tudo aquilo que faz parte da sua própria história”, explica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

As palestras do projeto Educar para Proteger em Miranda e Aquidauana são abertas ao público. Informações complementares podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, pelos telefones 3316-9155, 3316-9164 ou pelo e-mail mclfs@yahoo.com.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS