Agenda | Da Redação/Com Assessoria | 25/09/2013 10h47

FCMS movimenta municípios com projeto Educar para proteger - Sons e tons de MS

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo do Estado por meio de sua unidade Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural desenvolve a 5ª edição do Projeto de Educação Patrimonial “Educar para proteger Sons e Tons de MS”.

 O Projeto de Educação Patrimonial – “Educar para Proteger” é realizado pela Fundação de Cultura desde o ano de 2009, envolvendo cinco municípios: Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti. É uma ação permanente da FCMS uma vez que é imprescindível conhecer para sensibilizar a população sul-mato-grossense, de seu papel de agente para a preservação do patrimônio cultural e para a efetivação de projetos culturais.   “O Projeto de Educação Patrimonial é um investimento do Governo do Estado, que surgiu com o objetivo de fortalecer o patrimônio histórico regional, aliando ações da cultura e educação, promovendo uma percepção mais aguçada, crítica e cidadã para com tudo aquilo que faz parte da sua própria história”, ressalta Américo Calheiros, presidente da FCMS.

As atividades pedagógicas do projeto movimentaram as 30 (trinta) escolas participantes, durante todo o ano de 2013, e agora com o apoio da FCMS as escolas irão interagir com a comunidade local todo o resultado do projeto. Serão realizadas feiras culturais, exposições, apresentações musicais e um grande Festival Estudantil, no município de Miranda. 

Para ampliar a visibilidade do projeto será publicado a cartilha de Educação Patrimonial, edição 2013, associada a um DVD demonstrando o sucesso do projeto com as apresentações de canções regionais de autoria dos alunos e/ou músicas que sejam de domínio público, um forma de reconhecimento para  o empenho de todas as escolas envolvidas.

De setembro a novembro  serão meses  de intensa atividade cultural, pois todos os municípios preparam com maestria o encerramento de mais essa etapa. Nos próximos dias 26 (quinta-feira)  e 27 (sexta-feria)  o projeto  “Educar para proteger – Sons e tons de  MS” chega em Aquidauana com a 8ª Feira Histórica, Cultural e Científica, da Escola Estadual Profª Dóris Mendes Trindade. Já na sexta-feira (27/09)  acontece em Terenos, às 19h “Uma noite sul-mato-grossense”, ação da Escola Estadual Antonio Valadares, no Auditório Municipal “Ramez Tebet”.

No mês de outubro a Secretaria Municipal de Educação de Miranda e o Núcleo local da Secretaria Estadual de Educação promovem na noite de 30 de outubro, em Miranda na praça central o 1º Festival de Música Estudantil, com a participação de todas as escolas do projeto Sons e Tons de MS contando com o show de abertura de renomados nomes da música sul-mato-grossense

Mais informações  com  a coordenadora do “Projeto Educar para Proteger” da FCMS - Maria Christina Félix, telefones 3316 9164 ou 8408 5153, ou ainda pela Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural pelos fones 3316-9155 – 3316-9164.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS