Agenda | Com FCMS | 07/08/2019 09h41

'Expressões do Fantástico' é o tema de eventos do MIS

Compartilhe:

O Museu da Imagem e do Som (MIS-MS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza na próxima semana o evento “Expressões do Fantástico”, que abrange duas exposições e uma Mostra de Filmes abordando a estética do fantástico em diferentes expressões artísticas.

“O fantástico pode ser entendido como uma estética abrangente que abarca diferentes expressões artísticas, e que traz uma narrativa que remete a aparições de elementos sobrenaturais ou insólitos – inexplicáveis pelas leis da física ou raciocínio lógico. Esses elementos rompem com a proposta de realidade estabelecida dentro de determinada obra, cuja verossimilhança com a realidade é marcada na narrativa. O fantástico obtém sucesso ao provocar no leitor a incerteza de sua percepção do real e, consequentemente, da percepção de sua própria existência”, explica a idealizadora do evento, Adrianna Alberti.

Adrianna é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEMS e aborda a estética fantástica em sua linha de pesquisa, a Historiografia Literária. “A proposta é articular as manifestações artísticas cujo fantástico seja o mote, divulgando ao público acadêmico e ao público em geral a estética fantástica, que pode se apresentar por meio de diferentes expressões artísticas”, diz Adrianna, que também é formada em psicologia pela UFMS.

“Fantástico Brasileiro: o insólito literário do romantismo à contemporaneidade” reúne um conjunto de placas expositivas que apresentam o panorama da literatura insólita brasileira, desde o século 19 até os dias atuais. A curadoria é dos professores Enéias Tavares (UFSM) e Bruno Anselmi Matangrano (USP). A abertura será no dia 13 de agosto, e fica em cartaz até 13 de setembro de 2019.

“Os nossos seres imaginários”, de curadoria da professora Maria Alice Rossi (UFMS), apresenta obras cerâmicas realizadas pelos acadêmicos dos cursos de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado – da UFMS. As obras também ficam em exposição até 13 de setembro de 2019.

De 13 a 16 de agosto, acontece como parte do evento a Mostra de Cinema Fantástico, com exibição de filmes e debates, sempre a partir das 18 horas. Na abertura, no dia 13 de agosto, terça-feira, será exibida a websérie “A Todo Vapor!”, baseada na obra literária do professor Enéias Tavares, convidado especial para o primeiro debate. Com criação de Enéias Tavares & Felipe Reis e produção da Cine Kings, “A Todo Vapor!” leva os espectadores a Paranapiacaba das Névoas para uma investigação insólita envolvendo crimes rituais, mistérios arcanos e um inusitado grupo de heróis, inspirado nos clássicos da nossa literatura.

Dia 14, quarta-feira, será exibido o filme “A Volta do Parafuso”, adaptação do livro de Henry James para o cinema. O longa retrata os acontecimentos na vida de uma jovem babá que é contratada para cuidar de órfãos convencidos de que sua casa é mal-assombrada. O debate será com o professor Fabio Dobashi (UEMS), graduado em Jornalismo pela Unesp – Bauru e em Letras Unicamp, mestre em Teoria e História Literária: Literatura brasileira e doutor (2009), na mesma área, pela Unicamp.

No dia 15 quinta-feira, a Mostra apresenta curtas da Astaroth Produções e debate com o professor Ramiro Giroldo (UFMS) e Larissa Anzoategui, diretora dos curtas. Ramiro e Larissa sempre foram fascinados pelos filmes de terror oitentistas, com monstros e criaturas fantásticas. A ideia de montar uma produtora do gênero surgiu há 6 anos, quando os dois moravam em São Paulo e frequentavam os corredores de festivais de filmes fantásticos por lá.

O encerramento da mostra de cinema conta com a exibição do filme “Malasartes e o Duelo com a Morte” e debate com o Andriolli Costa, com discussão sobre folclore e audiovisual. Andriolli é graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela UFMS, mestre em Jornalismo pela UFSC, e doutorando em Comunicação e Informação na UFRGS. Estuda fundamentos do Jornalismo e tem direcionado sua pesquisa para a linha da Filosofia da Técnica e o Imaginário. Intitula-se “saciólogo” sul-mato-grossense e é editor do site “O Colecionador de Sacis”.

Será emitido certificado para os participantes da Mostra de Cinema. Todas as atividades do evento “Expressões do Fantástico” acontecem no Museu da Imagem e do Som, com entrada franca. O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9178.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS