Em Casa Com Sesc trata fotografia como experiência sociocultural 

"/>
Agenda | Com Sesc/SP | 12/04/2021 11h48

Em Casa Com Sesc trata fotografia como experiência sociocultural

Compartilhe:

A série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual, com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Entre os dias 13 e 17 de abril, a série trata de assuntos diversos, como A Foto como Experiência: Formando Novos Olhares A Partir de Viagens, na terça (13); Mapeamentos Socioculturais: Redes e Resistência nos Territórios, na quinta (15); Dia Mundial do Lazer - O Direito ao Lazer e Sua Importância na Vida Cotidiana, na sexta (16), e Criação Estética como Espaço de Acessibilidade Poética, no sábado (17), encerrando a semana de debates. Para mais informações sobre as mesas e seus participantes, consulte a programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC

13 de abril, terça-feira
A Foto como Experiência: Formando Novos Olhares A Partir de Viagens

O debate aborda a formação de novos fotógrafos e admiradores da fotografia que Celso Oliveira vem proporcionando ao longo da última década, tratando da linguagem artística da fotografia como forma alternativa de se pensar o mundo a partir da poética da imagem.

Participantes:

Celso Oliveira - fotógrafo, foi colaborador em diversos jornais e revistas como Veja, IstoÉ, Visão, Tênis Esporte e O Globo. Criador da agência e editora Tempo D'Imagem, com o objetivo de desenvolver ensaios documentais e livros de fotografia. Participou de diversas exposições, tanto no Brasil quanto no exterior, entre as quais se destaca o 5º Colóquio Latino-Americano de Fotografia, realizado na Cidade do México, em 1996.

Ed Viggiani - fotógrafo, mestre em ciências da comunicação pela ECA USP. Trabalhou como fotógrafo na revista IstoÉ (1983-86) e nos jornais O Povo (1981), Folha de S. Paulo (1989-91; 1999-2000), O Estado de S. Paulo (2007) e Jornal do Brasil (1993-94). Faz parte das coleções do Masp (1991) e do MAM-SP (1999). Autor do livro "Brasileiros Futebol Clube" (2006) entre outros. Em 2012 foi um dos vencedores do Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE.

Mediação:

Dilmar Miranda - doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professor associado aposentado do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordena o Grupo de Estudo da Arte - GESTA (Laboratório de Estética do curso de Filosofia do ICA da UFC).

Apresentação:

Marcos Toyansk, pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

15 de abril, quinta-feira
Mapeamentos Socioculturais: Redes e Resistência nos Territórios

Considerando o crescimento das práticas de mapeamentos no âmbito sociocultural, notadamente no que se refere ao desenvolvimento e implementação de metodologias participativas, o debate pretende discutir como tais dispositivos colaboram não apenas com a visibilização de agentes sociais em territórios marcados pela vulnerabilidade, mas também permitem jogar luz sobre novas formas de pensar a cartografia como estratégia de intervenção social. Nesse sentido, o encontro traz indagações como quais as possibilidades e potências, além de eventuais pontos fracos, dessas estratégias na ativação de campos como cultura, assistência social, organização comunitária e saúde pública.

Participantes:

Edneia Gonçalves - socióloga e educadora. Coordenou projetos de cooperação técnica internacional em diferentes países do continente africano. Atua como formadora de gestores e professores nas áreas de EJA e Educação e relações étnico-raciais. É coordenadora executiva adjunta da ONG Ação Educativa.

Fransergio Goulart - Historiador e Especialista em Cartografia Social e/ou Decolonial.

Santiago Bernardes - caiçara de Ubatuba, biólogo, escritor, articulador do Fórum de Comunidades Tradicionais Angra-Paraty-Ubatuba, membro da Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras e pesquisador do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, programa da Fundação Oswaldo Cruz.

Mediação e apresentação:

Amanda Martins Jacob - mestra em Ciência Ambiental e Gestora Pública. Especialista em indicadores de desenvolvimento socioambiental. Atua como Agente de Educação Ambiental do Sesc Itaquera.

16 de abril, sexta-feira
Dia Mundial do Lazer - O Direito ao Lazer e Sua Importância na Vida Cotidiana

Três anos após a realização do Congresso Mundial do Lazer, que apresentou discussões sobre as principais barreiras de acesso ao lazer por todas as pessoas - bem como reflexões sobre como superá-las -, tais barreiras tornaram-se ainda maiores considerando o atual cenário de crise sanitária-econômica-política-social. Por outro lado, pesquisas e reflexões têm apontado a importância do lazer neste período de isolamento social como garantia de bem-estar e até mesmo de manutenção da saúde durante o confinamento. Assim, o encontro, que marca o Dia Mundial do Lazer, busca refletir sobre o lazer como um direito social e sua importância no cotidiano, a partir dos olhares e experiências dos convidados.

Participantes:

Danilo Santos de Miranda - filósofo, cientista social e especialista em Ação Cultural. Diretor Regional do Sesc - Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo. Conselheiro em diversas entidades, dentre as quais a Fundação Itaú Cultural, Fundação Padre Anchieta, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Rede Nossa São Paulo, Conselho Nacional de Política Cultural, Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio, Conselho Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo, Fórum de Educação e Cultura Contemporânea. É membro da Art for the World, com sede na Suíça.

Alberto Acosta - natural de Quito, economista, professor universitário e escritor equatoriano. Foi gerente de marketing da Corporación Estatal Petrolera Ecuatoriana, Ministro de Minas e Energia e presidente da Assembleia Constituinte, além de candidato à Presidência da República do Equador nas eleições de 2013. É autor de vários livros, entre eles o "Bem Viver - Uma oportunidade para imaginar outros mundos". Conferencista de abertura do último Congresso Mundial de Lazer (2018), realizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Organização Mundial de Lazer e apoio da Universidade de São Paulo.

Mediação e apresentação:

Regiane Galante - graduada em Educação Física pela UFSCar, mestre em Educação pelo PPGE/UFSCar, doutora em Educação Física pela Unicamp. Pós-graduada em Lazer pela UFMG e em Gerenciamento de Projetos pela FGV/SP. Gerente Adjunta no Sesc São Carlos.

17 de abril, sábado
Criação Estética como Espaço de Acessibilidade Poética

Se podemos entender as artes como meios de mediação e fruição com potencialidade amplificadora da experiência sensível, elas seriam, a priori, acessíveis em sua totalidade. Contudo, alguns desafios se impõem ao pensarmos acessibilidade não só como arte para mais gente, mas como arte para gente que não está dentro das prerrogativas normativas hegemônicas, seja de gênero, seja de diferentes corporeidades. O encontro reúne criadores de conteúdo que propõem aspectos de ampliação das acessibilidades em suas obras artísticas às distintas narrativas corporais e sensoriais em dança, literatura, artes cênicas e artes visuais, resultando em vasto campo ainda a ser experimentado e difundido. Eles conversam sobre possibilidades de criação poética com foco em aproximações estéticas menos limitantes; como diferentes corporeidades desafiam os pressupostos e as normativas da arte, e como esta multiplicidade pode proporcionar novos modos de criação/fruição.

Participantes:

Estela Lapponi - performer e videoartista, que tem como objetivo de investigação artística o discurso do corpo com deficiência, a prática performativa e relacional (público) e o trânsito entre as linguagens visuais e cênicas. Desde 2009 realiza práticas investigativas em diversas linguagens sobre o conceito que criou - Corpo Intruso.

Alexandre Américo - artista e pesquisador da Dança com licenciatura em dança e mestrado pelo PPGARC, ambas pela UFRN. Hoje é atuante na área da investigação em Dança Contemporânea, com enfoque em estruturas performativas e seus desdobramentos dramatúrgicos. Ex-aluno especial de Doutorado em Estudos da Mídia, UFRN e atual Diretor Artístico da Cia Gira Dança (Natal-RN).

Natália Nolli Sasso - autora dos livros "Ninfas do Tietê" (2018/2021) e "Sexo Estranho com Desconhecidos em Lugares Impróprios" (2020) e também das versões acessíveis de ambos (em formato audiobook), por meio do "Selo Libertária" - do qual é proprietária. É graduada em Comunicação Social e Mestra em Artes (Unesp). Atua como programadora e curadora no núcleo de cênicas no Sesc Belenzinho, há quase dez anos, e integra a Comissão de Curadoria de Dança do Sesc São Paulo.

Mediação e apresentação:

Lígia Helena Ferreira Zamaro - mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP; Especialista em Acessibilidade em Ambientes Culturais. Atua como Assistente em Acessibilidade na Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania no Sesc São Paulo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS