Agenda | Com CCBB | 17/02/2021 10h04

Confira a programação digital gratuita do CCBB Educativo

Compartilhe:

As atividades da programação digital do ‘CCBB Educativo - Arte & Educação’ podem ser realizadas de forma remota de qualquer lugar do Brasil. No dia 10 de fevereiro, às 18h, o público poderá acompanhar o encontro ‘Transversalidades: Imagem de Interface: Meio é Mensagem, Massagem Microtargeting?’. Neste encontro, Ramusyo Brasil, comunicólogo, com habilitação em Publicidade e Propaganda, mostra como a imagem de Interface, que é uma maneira de pensar a relação com o conhecimento e com a realidade, se materializa em um determinado espaço visual-virtual e quais são as implicações da intensificação dessa "natureza" imagética para a educação, as artes e a sociedade.

Os educadores, críticos de arte, produtores, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural podem acompanhar, no dia 18 de fevereiro, às 13h, o curso digital ‘Processos Compartilhados: Teatro e Universo Online - Desafios Artísticos e Midiáticos na Criação Coletiva’, que aborda aspectos dos trabalhos de diferentes áreas da indústria cultural. Neste dia, Cacá Toledo, ator e diretor de teatro, aborda temas como dramaturgia, criação coletiva, direção de arte e performance dentro desse novo meio de produção bem como as principais soluções adotadas em cada caso.

No dia 19 de fevereiro, às 9h, as crianças podem acompanhar, de casa, a atividade ‘Lugar de Criação Digital: Desenhos com Alimentos’. Inspirado no trabalho da artista Lygia Pape, que nos anos 60 desenvolveu embalagens de biscoitos que se tornaram clássicos do design brasileiro, a proposta da atividade é criar novos padrões de desenho, com os alimentos que temos em casa.

Já no dia 24 de fevereiro, às 13h, acontece o encontro online ‘Transversalidade: Tradução e Educação em Perspectivas’. Thiago Consiglio, graduado em Comunicação Social e mestre em Educação, discorre, a partir de uma problemática, em que medida a tradução pode fundamentar uma ação educativa a partir de três procedimentos distintos: literário, educativo e epistemológico.

E no dia 25, às 14h, haverá em formato de webinar o Laboratório de Crítica - Jornalismo Como Arte. Neste encontro, Fabiana Moraes, jornalista e doutora em sociologia, fará uma reflexão sobre arte e irá propor um diálogo com estudantes de artes, jornalismo, museologia, curadoria e história.

Por fim, em 27 de fevereiro, às 9h, a brincadeira do Boi, uma das manifestações mais expressivas e representativas da diversidade cultural do Brasil, será o tema do encontro ‘Múltiplo Ancestral: Boi Marinho’. Helder Vasconcelos, ator e dançarino, apresenta uma nova versão para ‘Um Boi para brincar Carnaval’, criada por ele, e que traz elementos de diversas tradições populares, considerando que essa brincadeira acontece nos mais variados contextos, em festas populares, religiosas ou profanas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS