Agenda | Com Prefeitura de Coxim | 15/05/2019 10h10

Combate ao abuso sexual infanto-juvenil acontece em Coxim

Compartilhe:

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e o Conselho Tutelar realizam na quinta-feira (16 de maio), às 19 horas, na Câmara Municipal de Coxim, evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, comemorado em 18 de maio.

Trata-se de uma capacitação com especialistas com objetivo de qualificar conselheiros e técnicos da Saúde, Educação e Assistência Social a perceber possíveis sinais de que crianças e adolescentes estejam sendo vítimas de abuso, além de mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Dados do Disque 100 apontam que, apenas em 2017, foram feitas mais de 20 mil denúncias desse tipo no serviço. A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

O secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adenilson Vilalba, orienta a população que denuncie casos de abusos: "Caso saiba de algum caso de violência sexual infantil, denuncie através do telefone 100 ou procure o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, Polícias Militar, Federal ou Rodoviária. No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado, que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS