Agenda | Com Prefeitura de Dourados | 16/09/2019 10h22

Circuito Cultural de Dourados inicia nesta segunda

Compartilhe:

Terá início nesta segunda-feira (16), às 19h30, no Teatro Municipal de Dourados, o Circuito Cultural, uma iniciativa do Fórum Permanente de Cultura de Dourados e que conta com o apoio da Secretarial Municipal de Cultura e subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Serão quatro encontros, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

O Circuito tem como objetivos, discutir a arte como ato de amor e como fonte de subsistência e trabalho, como geradora de renda e parte do processo econômico do município; promover ações que reaproximem os realizadores culturais da cidade e oportunizem sua organização nas setoriais de área cultural; e apresentar à sociedade douradense e às autoridades, a diversidade de eventos culturais, escolas, grupos de teatro, grupos de dança, espaços culturais, artesãos, ilustradores e demais atividades independentes de cunho artístico e cultural inseridas no campo mercadológico na cidade.

Cada encontro terá um tema e ações diferentes. Em setembro (16), o 1º Encontro, uma Mesa Redonda, vai debater o tema “Onde tem cultura em Dourados”. Para outubro, o tema escolhido é “Como produzir cultura?”. Serão realizadas oficinas e levantamento das demandas dos setores culturais.

No mês de novembro, o 3º Encontro será a “Conferência Pública de Cultura”, para apresentação das demandas colhidas nas oficinas, para todos os setores culturais. Por fim, em dezembro, o 4º Encontro será a “Audiência Pública de Cultura”, para apresentação de planos de ações para que as demandas sejam atendidas.

ONDE TEM CULTURA

O primeiro encontro do ciclo, nesta segunda (16), com o tema “Onde tem cultura em Dourados”, tem o intuito de iniciar a discussão com um diagnóstico de quais caminhos têm sido percorridos para se fazer e fomentar cultura; de qual tem sido a contribuição do poder público por meio de editais e da estruturação institucional cultural, tal como a Secretaria Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura e de qual aderência Dourados tem ao Sistema Nacional de Cultura. No decorrer das apresentações, as conversas se aprofundarão para contemplar a situação dos diferentes setores culturais: Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Cultura Indígena, Música, Literatura.

Para que os temas possam ser discutidos, haverá uma Mesa Redonda em que estarão representantes da arte douradense, da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Cultura do Estado.

A Mesa será composta pelo mediador, Vito Comar (secretário executivo do Fórum Permanente de Cultura de Dourados), Graciela Chamorro (musicista e produtora cultural), João Rocha (ator e produtor cultural), Thiago Rotta (ator e produtor audiovisual), Fernanda Ebling (editora literária e musicista), Clarindo Cleber Gimenes (secretário de Cultura de Dourados) e representante da Fundação de Cultura do Estado do Mato Grosso do Sul.

A inscrição deve ser feita no link https://forms.gle/fKDhpEbXbPPCDncy8 , e os certificados serão enviados para o e-mail cadastrado no final do circuito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS