Agenda | UFMS | 16/11/2020 08h07

Apresentação traz repertório para instrumentos de cordas dedilhadas

Compartilhe:

A faixa das 20h do Festival Mais Cultura terá atrações voltadas para a música antiga, e no dia 19, será realizada uma apresentação de repertório para instrumentos de cordas dedilhadas do século 19.

O responsável pela atração é o multi-instrumentista e compositor, Marcos Pablo Dalmácio, que faz parte do programa de doutorado na Universidade Estadual de Santa Catarina. Ele conta que preferiu escolher para a apresentação três peças menos conhecidas do compositor austríaco Anton Diabelli, objeto de estudo para o seu livro “A sonata para guitarra na Viena de Beethoven e Schubert”.

“Diabelli é um contemporâneo exato de Mauro Giuliani. Ele é, porém, muito menos interpretado, com exceção das três sonatas opus 29, e por essa razão eu decidi apresentar peças menos conhecidas: uma marcha fúnebre à memória de seu mestre, Michael Haydn, irmão mais novo do famoso Joseph Haydn, e as praticamente desconhecidas Duas Fugas opus 46, das que apresento a primeira gravação existente”, comenta.

Segundo Marcos, “a importância desse trabalho dedicado a instrumentos que precederam o violão como o conhecemos hoje, que portam um repertório de fundamental importância, é mostrar como funciona essa música nos instrumentos, para a qual foi composta outorga grandes possibilidades de conhecimento aos violonistas que tocam o instrumento moderno”, conclui.

O espetáculo será gratuito e aberto ao público através do Google Meet.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS