Agenda | Da Assessoria | 16/08/2019 08h15

32 bailarinos de Campo Grande são selecionados para espetáculo

Compartilhe:

Na quarta-feira (ontem, 14 de agosto), o bailarino Thiago Soares – primeiro bailarino convidado do London Royal Ballet e um dos grandes nomes do balé clássico — realizou uma audição para selecionar dançarinos de Campo Grande para participar do espetáculo “Thiago Soares e Amigos”, que será apresentado no sábado (dia 17) no Teatro Glauce Rocha. Foram escolhidos 32 dançarinos, com idades entre 11 e 51 anos, de diferentes estilos como tango, dança contemporânea, jazz, sapateado e balé clássico.

São eles: Ana Carolina de Campos Petuco, Bianca Bomfim Balaniuc, Cecilia Cardozo Pinto de Arruda, Clara Morales Toledo, Daniel Amaral, Diógenes Antônio Silva, Fernanda de Oliveira Orondjian, Fernanda Fontoura, Fernanda Gutierrez, Isabela Santos Freitas, Isadora Almeida, Juliano Pedrozo, Júlia Silva Mendes, Julhya Gonçalves Sorrilha, Julia Silva, Julia Soares Monaco, Larissa Borges Campos, Laura Borges de Oliveira, Lorenna Chrysley de Lima Rodrigues, Manuela Martignoni, Matheus de Souza, Maria Eduarda Alves, Mariana Dias Rigo, Márcio Elias, Marcela Pereira, Mayara Martins, Nicole Moraes Nogueira, Patrícia Signoretti, Poliana Moraes Nogueira, Rian Martin, Sara Esmirna Souza Farias e Vitoria Marsal.

O espetáculo de sábado conta ainda com a participação de Ingrid Silva, primeira bailarina do DanceTheater of Harlem, e da Cia. Shakti Fusion, conhecida por mesclar dança árabe, indiana e flamenca. Trailer do documentário sobre o Thiago Soares: https://youtu.be/cawK4Q3MipQ

Depois de Campo Grande, a turnê “Thiago Soares e Amigos” segue para Olinda (PE), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), com a participação de convidados especiais como os bailarinos Danilo D’Alma, Mayara Magri, Paula Alves e Renata Tubarão, além de grupos de dança regionais, com quem Thiago dividirá o palco. A cada cidade, Thiago fará uma audição para selecionar bailarinos locais para a apresentação.

Primeiro bailarino convidado do London Royal Ballet, Thiago Soares é um dos principais nomes do balé mundial. Aos nove anos, buscou uma escola de dança para aperfeiçoar seus movimentos na dança de rua e, mais tarde, aos 15 anos, ingressou no balé clássico. Aos 17 anos já estava no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2001, participou do Concurso Internacional do Ballet Bolshoi, na Rússia, e conquistou a medalha de ouro, disputada entre mais de 270 candidatos. A vitória foi um marco na história da dança nacional, já que foi a primeira e única conquistada por um brasileiro até hoje. Após isso, foi convidado para estagiar no Balé Kirov, tornando-se o segundo estrangeiro a integrar a companhia em 100 anos de história. No ano seguinte, foi convidado a integrar o corpo de baile do Royal Ballet de Londres. Em 2002, foi promovido a solista; em 2004, passou a ser primeiro solista e foi premiado como a artista revelação masculino de dança clássica. E então, em 2006, conquistou o posto de Primeiro Bailarino do London Royal Ballet.

As cinco cidades que abrem o projeto foram escolhidas pelo primeiro bailarino convidado pelo London Royal Ballet por serem locais em que ele nunca se apresentou, numa tentativa de descentralizar as artes cênicas, promover o intercâmbio entre bailarinos e de revelar novos talentos na dança. “O espetáculo surgiu da necessidade de ir onde o público está. Convidei amigos dançarinos brasileiros, alguns que moram no exterior, para dividir essa experiência comigo. E está sendo incrível”, adianta Thiago Soares. “Tenho um real interesse em descobrir e trabalhar com novos talentos, conhecer como dançam. Então, todos que tenham aquela paixão pela dança, que acreditem ter talento e queiram fazer parte, são bem-vindos para a seleção”, convida o bailarino.

Olinda é a segunda cidade a receber o espetáculo. A gala em Pernambuco será no dia 29 de agosto, no Teatro Guararapes, com a bailarina Mayara Magri, primeira solista do London Royal Ballet. No dia 7 de setembro a tour chega a Curitiba, no Teatro Fernanda Montenegro, com Danilo D’Alma, parceiro de Thiago Soares no prestigiado espetáculo “Roots”, Renata Tubarão, primeira solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e o grupo Giardino D’Amuri, que há 19 anos mantém viva a cultura da dança italiana. Nos dias 28 e 29 de setembro, é a vez de Goiânia receber a montagem. A cidade de Cuiabá fechará a primeira parte da turnê “Thiago Soares e Amigos” no Teatro da UFMT, no dia 11 de outubro, com a participação de premiada bailarina Paula Alves e do grupo folclórico Flor Ribeirinha.

Em cada cidade, haverá ainda dois workshops com Thiago Soares para dançarinos iniciantes e intermediários.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS